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Confira 6 orientações para identificar e não cair em um golpe do boleto

Publicada em 13/02/2023 às 07h

Confira 6 orientações para identificar e não cair em um golpe do boleto Foto: O cliente deve ficar atento a todos os itens do boleto: segurança

Imagino que você já tenha ouvido falar sobre o “golpe do boleto falso”.  Essa forma de enganar o consumidor tem crescido nos últimos anos. O boleto falso é um documento bancário que chega por e-mail com todas características de um boleto bancário verdadeiro, mas ao efetuar o pagamento, o valor não vai para o destino que deveria, mas sim, para as mãos de criminosos.

Para orientar os clientes sobre como não "cair" no golpe, a Unimed João Pessoa alerta para que, cada vez mais, estejam atentos ao pagar boletos e consigam identificar comunicações suspeitas. Confira as recomendações abaixo.

PREVENIR GOLPES

Existem formas seguras e eficazes para se proteger de golpes e garantir que o pagamento seja sempre realizado de forma correta. O débito automático em conta corrente e o Débito Direto Autorizado (DDA) são duas alternativas oferecidas pelo plano de saúde. Mas existem outras dicas. Confira:

- Boleto é obtido em canais oficiais da Unimed JP: a Unimed JP não envia boletos pelo WhatsApp nem tão pouco disponibiliza a fatura em outros sites. O boleto pode ser obtido na área do cliente no Portal Unimed JP ou pelo aplicativo. Nunca pesquise o site pelo google.

- Código de barras: Os três primeiros dígitos do coleto do cliente tem os dígitos 341, correspondem ao código do Banco Itaú, em que o boleto foi emitido. Caso o código não seja o mesmo do banco informado no boleto, pode ser uma fraude.

- Dados do boleto: Verifique todas as informações que constam no boleto, como data de vencimento da fatura, CNPJ da Unimed João Pessoa (08.680.639/0001-77) e o nome do favorecido.

- Valor da cobrança: O valor do boleto aparece no fim do código de barras e no espaço “valor do documento”. Caso os valores não sejam iguais, desconfie. Outro sinal de alerta é constar um valor muito diferente, sem justificativa, em uma cobrança que costuma ter um custo específico. 

- Verifique os dados do favorecido: Preste atenção ao nome do emissor descrito no boleto bancário. A empresa pode usar seu nome fantasia ou Razão Social. No caso da Unimed JP, é utilizada a Razão Social “Unimed João Pessoa Cooperativa de Trabalho Médico”. Se não identificar o emissor, não efetue o pagamento e emita uma nova fatura. Observe após a leitura do código de barros, se o favorecido continua o mesmo.

- Aplicativo do banco não leu o código de barras: Um sinal de alerta de golpe se o aplicativo do banco não conseguir ler o código de barras, obrigando o usuário a copiar o número do boleto.