Publicada em 27/04/2006 às 09h18
Pneumonias, agravamento de doença pulmonar ou cardíaca crônica e óbito. Estas são algumas das conseqüências da gripe em pessoas idosas, segundo especialistas. O período é de alerta, pois o risco de epidemias da doença aumenta no começo do inverno.
Por conta disso, o Ministério da Saúde está realizando a 8ª Campanha Nacional de Vacinação de Idosos contra a Gripe, voltada para pessoas com idade a partir de 60 anos. O Dia D da mobilização será sábado (29) e o Hospital Unimed JP disponibilizará um posto para a imunização, das 8h às 17h. O local atenderá ao público em geral, independentemente de a pessoa ser cliente ou não. O posto também ficará aberto de 2 a 5 de maio, no mesmo horário.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina diminui o risco de contrair a gripe em até 90% dos casos, leva duas semanas para surtir efeito e deve ser tomada todos os anos. Estudos internacionais indicam que o medicamento reduz a mortalidade na população idosa em até 50%, diminui o risco de hospitalização por doença cardíaca em 19% e afasta o perigo de doenças cerebrovasculares em cerca de 23%.
A campanha é realizada através das secretarias estaduais e municipais de todo o país, além de instituições parceiras. Na Unimed JP, a vacinação está sendo coordenada pela Secretaria de Promoção da Saúde.
META NA PARAÍBA
A Secretaria da Saúde do Estado informou que a Paraíba recebeu 440 mil doses da vacina contra o influenza, vírus causador da gripe. Elas foram distribuídas para 2.920 postos. A meta é vacinar mais de 365 mil idosos.
A única contra-indicação da vacina é para pessoas que apresentam alergia à proteína do ovo de galinha, ao timerosal e portadores de doenças neurológicas. Ao se dirigir ao posto de vacinação é importante que o idoso leve a carteira de vacinação para que ela seja atualizada.