Prático, rápido e eficiente, o forno micro-ondas é um item bastante útil nos dias de hoje. Não é à toa que ele revolucionou a forma de preparar vários alimentos, pois descongela, aquece e cozinha em poucos minutos.
Além de gastar pouca energia, o micro-ondas não necessita de pré-aquecimento, não suja o ambiente e é fácil de limpar. No entanto, a segurança e o sucesso no resultado do cozimento dependem de alguns cuidados específicos.
No aquecimento de líquidos, por exemplo, pode ocorrer o fenômeno da erupção retardada, ou seja, alguns segundos após terminar o processo, o líquido pode entrar em ebulição, devido ao choque térmico, espirrar e causar queimaduras. Por isso é preciso aguardar 30 segundos e então abrir a porta do forno para retirar o recipiente que contém o líquido.
LEIA O MANUAL
Existe uma dica universal: antes mesmo de instalar o micro-ondas, assim como com qualquer outro aparelho eletrônico, é recomendado ler atentamente o manual de instruções que acompanha o produto.
Além disso, o Inmetro divulgou uma lista de orientações que podem ajudar na prevenção de alguns riscos. Saber quais materiais não vão prejudicar a qualidade do alimento, nem o funcionamento do aparelho é fundamental para garantir a segurança de todos.
Por isso, confira as dicas para utilizar bem o micro-ondas:
Com informações da Unimed do Brasil