Apesar dos mitos e tabus, a sexualidade na terceira idade deve ser vista como algo natural. Mas para vivê-la plenamente é preciso mais do que nunca entender as mudanças do corpo e saber conviver tranquilamente com essa nova fase da vida.
Quando envelhecemos, o organismo deixa de produzir determinados hormônios que interferem no desempenho sexual do homem e da mulher. Além disso, fatores externos como a aparência e até aspectos sociais interferem na sexualidade do idoso.
Por isso, é preciso entender as mudanças fisiológicas, os aspectos psicológicos e adaptar-se a esse novo ciclo do ser humano.
"Com a chegada da menopausa, na mulher, e da andropausa, no homem, se faz necessário cuidar da parte fisiológica, como também é fundamental buscar ajuda psicológica, porque há fatores que podem levar ao isolamento, a uma baixa autoestima, achar que não é mais homem e não é mais mulher", explicou a psicóloga Abigail Lopes, que integra a equipe do Viver Melhor, da Unimed João Pessoa.
O que muita gente não sabe é que o sexo na terceira idade pode ser igualmente prazeroso, desde que o casal idoso saiba como buscar a felicidade e a satisfação no momento de intimidade. " O prazer sexual não acontece apenas com a penetração. O carinho, o toque, praticas sexuais prazerosas, podem levar ao orgasmo, sempre respeitando o desejo um do outro", completou Abigail.
OFICINA
Para tentar construir uma nova consciência no idoso com relação a esse assunto, o Grupo 60 + feliz está realizando no dia 1º de julho, de 8h às 12h, a Oficina Saúde e Sexualidade na Terceira Idade. Podem participar, gratuitamente, clientes da Unimed JP com 60 anos ou mais.
O Grupo 60 + Feliz faz é uma iniciativa do Setor de Promoção da Saúde da Cooperativa que realiza encontros e atividades para os clientes com 60 anos ou mais. Para conhecer mais esse e outros grupos, basta acessar o Portal Unimed JP (https://www.unimedjp.com.br/) e clicar na aba Viver Melhor ou acessar a página AQUI.
Os encontros ocorrem no Viver Melhor e as inscrições já estão abertas. Veja como fazê-la:
Internet:
www.unimedjp.com.br/viver-melhor (se preferia Clique Aqui)
Telefones:
2106-0430 / 3506-8700
Presencialmente:
Viver Melhor (Avenida Bento da Gama, nº 396, Torre)
ORIENTAÇÕES
Confira algumas orientações para manter a satisfação sexual na terceira idade
- Adotar a auto-estimulação antes do ato sexual.
- Não esquecer as consultas periódicas ao ginecologista e urologista.
- Incentivar a atividade física.
- Estimular a alimentação equilibrada.
- Adotar medidas para diminuir o estresse e a ansiedade.
- Dialogar sobre as adaptações sexuais.