Seja para facilitar o preparo das refeições da semana ou para evitar o desperdício de itens perecíveis, congelar alimentos é um recurso muito utilizado em casa. Mas alguns produtos precisam de cuidados especiais para serem preservados com segurança. É o caso dos legumes e verduras.
Praticamente todas as hortaliças podem ser congeladas. Alguns exemplos são brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, vagem e couve-flor. Exceções são vegetais folhosos consumidos crus, como alface, rúcula e agrião, que não toleram congelamento.
O ideal é utilizar verduras e legumes congelados em preparações cozidas ou assadas. Saiba como congelar esses alimentos corretamente, para garantir durabilidade e preservar sabor e valor nutritivo.
SEPARE E PREPARE
Separe os legumes e verduras que deseja congelar,
priorizando aqueles mais frescos e em boa qualidade.
Lave bem os itens selecionados e descasque, corte ou retire talos
e partes estragadas, de acordo com as características de cada alimento.
FAÇA O BRANQUEAMENTO
O chamado branqueamento ou escaldamento impede a ação das enzimas
que atuam sobre as verduras e os legumes, prolongando a vida útil do alimento.
Mergulhe os alimentos em uma panela com água fervente por cerca de dois minutos (pode ser necessário mais tempo para alimentos mais rígidos). Depois, retire e leve-os imediatamente para uma tigela com água fria ou passe em água corrente. Seque em seguida, para evitar que acumulem água durante o congelamento.
ARMAZENE
Os itens devem ser embalados em recipientes de vidro ou plástico com tampa, ou então em sacos plásticos próprios para levar ao congelador, hermeticamente fechados. No caso de usar sacos de congelamento, lembre-se de retirar todo o ar possível da embalagem ao fechar. Em geral, legumes e verduras podem ser mantidos congelados por até seis meses.
DESCONGELE
Muitas hortaliças dispensam o descongelamento prévio, e podem ir diretamente para a panela no momento de cozimento. Se você pretender utilizá-las em um prato frio, passe-as para a geladeira um dia antes do uso.
DICAS
- Separe os alimentos em pequenas porções para consumi-las integralmente e não precisar recongelar
- Use uma etiqueta informando a data em que o produto foi congelado, e procure consumir antes aqueles com data mais antiga
- Não deixe o congelador tão cheio, pois o ar gelado precisa circular entre os produtos armazenados
- Mantenha o congelador bem regulado, limpo e em boas condições de funcionamento
Com informações da Unimed do Brasil