Uma comitiva da Paraíba, composta por 13 iniciativas pública e privadas, embarcará nesta quarta (24) para Brasília, para participar da solenidade de entrega do Prêmio ODM Brasil: Unimed JP, Instituto UniGente, Faculdades Nova Esperança, Maurício de Nassau, Rotay Club, RedeMed, Sebrae-PB, Conselho Regional de Medicina (CRM), Instituto Alpargatas e Ativa Web, além de representantes do Governo da Paraíba e das prefeituras de Maçaranduba e Cacimba de Dentro.
O evento será realizado às 17h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Neste mesmo dia, haverá o lançamento do 4º Relatório de Acompanhamento dos Objetivos do Milênio. Na ocasião, as vinte prefeituras e organizações da sociedade civil receberão o prêmio das mãos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Além do presidente Lula, estão presentes à solenidade a Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; e o Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci.
A escolha dos vencedores foi realizada no dia 25 de fevereiro, durante encontro na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília. Nesta terceira edição, o Prêmio recebeu 1.477 práticas inscritas, sendo 785 de organizações da sociedade civil e 692 de governos municipais.
Os projetos foram avaliados por um comitê técnico de especialistas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), com base nos seguintes critérios: contribuição para o alcance dos ODM; impacto no público atendido; participação da comunidade; existência de parcerias; potencial de replicabilidade; e complementaridade e/ou articulação com outras políticas públicas.
O Prêmio ODM Brasil tem como finalidade incentivar práticas que contribuam para alcançar os oito ODM. As metas foram definidas durante uma reunião da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000, e devem ser cumpridas por 191 países, incluindo o Brasil, até 2015. Ele é promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.
TRANSMISSÃO AO VIVO
A solenidade de entrega do 3º Prêmio ODM Brasil será transmitida em tempo real pelo Portal ODM. A transmissão ao vivo é uma iniciativa do Movimento Nós Podemos Paraíba, através dos parceiros Ativa Web, Instituto UniGente, Faculdades Nova Esperança e Secretaria-Geral da Presidência da República. No dia, o Portal Unimed JP disponibilizará o link para a página de transmissão do evento.
Além da transmissão ao vivo do evento, a Paraíba marcará presença com a participação do Coral Jovem UniGente, do instituto de responsabilidade social da Unimed JP. O grupo ficará responsável pela abertura da solenidade. Eles foram convidados especialmente para o evento pela Presidência da República. Dos 73 jovens que formam o Coral atualmente, irão os 50 integrantes que estão no grupo há mais tempo.
Segundo a supervisora do Instituto UniGente, o convite comprova a maturidade dos jovens, moradores das comunidades Padre Hildon Bandeira e São Rafael. “Eles são dedicados, ensaiam bastante e o trabalho deles está virando referência”.
Os jovens cantarão para representantes de iniciativas pública e privada do país inteiro, vencedores do Prêmio ODM e, claro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
ESTADO ENTRE OS DESTAQUES
Um projeto da Paraíba está entre os vencedores da terceira edição do Prêmio ODM Brasil. Com o propósito de possibilitar uma convivência com a realidade semiárida da Paraíba, promovendo o acesso à água, solidariedade e cidadania, o projeto vencedor é do Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS) do município de Teixeira, na Paraíba.
O CEPFS é uma organização que atua há mais de 20 anos desenvolvendo ações que fomentam o desenvolvimento rural sustentável no médio sertão paraibano. Com foco em programas participativos suas ações capacitam agricultores para o desenvolvimento de tecnologias sociais, sustentáveis, capazes de tornar a convivência com o semiárido, possível potencializando um novo paradigma de desenvolvimento com equidade de gênero e geração, solidariedade e cidadania.