Para conscientizar a população sobre os males do tabaco e suas repercussões sociais e familiares, o Comitê de Controle do Tabagismo da Associação Médica da Paraíba (AMPB) vai realizar nesta sexta-feira (29) uma ação de sensibilização no Ponto de Cem Réis, centro de João Pessoa.
No local, serão oferecidos serviços de saúde gratuitos e informações sobre os malefícios do cigarro, das 9h às 12h. As atividades estão dentro das comemorações do Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado no próximo domingo (31). A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde OMS).
Quem passar pelo local terá à sua disposição material educativo, avaliação da capacidade respiratória, aferição da pressão arterial, exposição de peças anatômicas (pulmão sadio e de fumante), além de prevenção à saúde bucal.
Os serviços oferecidos buscam incentivar a população a praticar hábitos mais saudáveis e melhorar a qualidade de vida. As pessoas que estiveram interessadas em parar de fumar serão orientadas de como iniciar o tratamento.
O evento está sendo organizada pelo Comitê de Controle do Tabagismo, que é formado por várias instituições, a exemplo da Unimed João Pessoa.
De acordo com o pneumologista Sebastião de Oliveira Costa, presidente do comitê, o objetivo principal da ação é consolidar na sociedade a idéia de que o tabagismo precisa ser combatido em todos os segmentos etários, principalmente, na adolescência, onde há uma concentração maior de novos fumantes.
"A ação é de absoluta importância para atrair a atenção das diversas mídias, fundamental para repercutir nossas atividades e levar mensagens de conscientização ao maior número possível de cidadãos", ressaltou Sebastião Costa.
DADOS
De acordo com dados divulgado nesta quinta-feira (28) pelo Ministério da Saúde, no Brasil o tabagismo é responsável por 200 mil mortes por ano.
O tabaco também está relacionado a 90% dos casos de câncer de pulmão e de mais 56 tipos doenças, entre elas, enfisema pulmonar, bronquite crônica e infarto do miocárdio.
Estima-se que 27.330 novos casos desse câncer de pulmão devem surgir no país em 2015. Na Paraíba, o cigarro mata cerca de 2.500 pessoas anualmente.
DICAS PARA PARAR DE FUMAR
-Reduzir gradativamente o número de cigarros fumados;
-Transferir o primeiro cigarro do dia sempre aumentando 1 ou 2 horas até parar definitivamente;
-Escovar os dentes ou mascar gengibre diminuem a vontade de fumar;
-Tomar a decisão e procurar um serviço público ou um consultório, caso não tenha força de vontade.