• Início
  • Notícias
  • Comissão de Ética Médica toma posse no Hospital Unimed João Pessoa

Notícias

Comissão de Ética Médica toma posse no Hospital Unimed João Pessoa

Publicada em 16/01/2013 às 14h

Eleitos em outubro, os integrantes da Comissão de Ética Médica do Hospital cumprirão mandato de 30 meses Eleitos em outubro, os integrantes da Comissão de Ética Médica do Hospital cumprirão mandato de 30 meses

Fiscalizar e analisar os casos que envolvam dúvida em relação à conduta dos médicos. Essas são apenas duas das atribuições da 1ª Comissão de Ética Médica (CEM) do Hospital Unimed JP, que tomou posse na manhã desta quarta-feira (16), no auditório da instituição.

Participaram da solenidade o presidente da Unimed JP, Alexandre Magno; o diretor Financeiro da Cooperativa, Demóstenes Cunha Lima; o diretor do Hospital Unimed JP, Hércules Trindade; o gestor assistencial da instituição, Wandeberg Gomes; o presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), João Medeiros; e os conselheiros do CRM-PB, José Mário Espínola, Eurípedes Sebastião e Dalvélio de Paiva (também tesoureiro do Conselho Federal de Medicina).

O presidente do CRM-PB, João Medeiros, destacou a importância das comissões de ética. \"Embora não possuam competência para realizar julgamento nem estabelecer penalidades nas questões éticas, as comissões são responsáveis por levar ao conhecimento do Conselho Regional de Medicina qualquer denúncia ou suspeita de ilícito ético\", destacou.

A instalação da CEM também proporcionará um diálogo mais aberto entre a gestão e corpo médico. \"Poderemos dar a cada situação - que necessite da intervenção da comissão - um diálogo mais transparente, uma vez que serão os próprios colegas médicos que tratarão de apurar os fatos\", ressaltou o conselheiro e representante do CFM, Dalvélio de Paiva.

As Comissões de Ética Médica foram criadas pelo Conselho Federal de Medicina através da Resolução no 125/85, de 11 de julho de 1985. Em seu texto, a Resolução determina aos Conselhos Regionais de Medicina a criação de Comissão de Ética em todos os estabelecimentos ou entidades em que se exerça a medicina.

O processo eleitoral, que resultou na escolha dos 12 membros da comissão (seis titulares e seis suplentes) do Hospital Unimed JP, foi realizado no dia 18 de outubro do ano passado (confira, abaixo, a relação dos integrantes). Eles cumprirão um mandato de 30 meses.

INICIATIVA HISTÓRICA

Para o diretor do Hospital Unimed JP, Hércules Trindade, a formação da Comissão de Ética marca um momento histórico na instituição. \"Nunca tivemos pessoas engajadas em tentar resolver o problema da conduta médica. E, realmente, não é fácil. Mas, a partir de hoje, fico feliz em contar com vocês na luta por um atendimento melhor e ético\", disse, referindo aos integrantes da CEM.

O diretor Financeiro da Unimed JP, Demóstenes Cunha Lima, fez questão de parabenizar todos os integrantes da comissão e afirmou que a tarefa não é fácil e deve ser desempenhada com dedicação. \"Não é fácil, mas precisamos servir de exemplo para mostrar que o melhor é agir com ética, transparência e motivação\", afirmou.

Além da conduta ética, o presidente da Unimed JP, Alexandre Magno, defendeu o estreitamento da relação médico-paciente. \"A tecnologia é ótima, mas parece que vem distanciando o médico do paciente. Então, de que adianta equipamentos de ponta se o profissional que escolheu esse ofício não se dispõe a ser ético e cortês?!\", apontou o presidente Alexandre Magno.

O gestor assistencial do Hospital, Wandeberg Gomes, convidou os médicos a uma reflexão: \"Só nós, médicos, somos responsáveis pelo caminho que a nossa profissão irá seguir. Então, vamos refletir sobre nossas condutas e avaliar a conduta de todos, para podermos prestar uma assistência de qualidade aos nossos clientes, que confiam em nós\".

INTEGRANTES

Confira, abaixo, os integrantes da Comissão de Ética Médica:

Titulares

- Beânia de Lima Fernandes

- Evanízio Roque de Arruda Júnior

- Giordano Bruno Jordão

- José Nonato Spinelli

- Carmen Coeli Lopes Cavalcanti

- Maria Valéria R. Duarte

Suplentes

- Eduardo Borges da Fonseca

- Maria José O. Dias

- Iêda Gonçalves Lopes

- Maria Elisabete Paes G. Queiroz

- Márcio Ferreira

- Douglas M. Pires Teixeira