• Início
  • Notícias
  • Comidas típicas da época também engordam. Saiba como evitar excessos

Notícias

Comidas típicas da época também engordam. Saiba como evitar excessos

Publicada em 22/06/2011 às 00h

Comidas juninas costumam esconder uma grande quantidade de calorias Comidas juninas costumam esconder uma grande quantidade de calorias

Chegou a tão espera festa de São João! Bandeirinhas penduradas, roupa caipira, fogueira, música, muito forró, e claro: as saborosas comidas juninas. Nesta época, as pessoas costumam esquecer o regime e se deliciar com um cardápio repleto de muita canjica, pamonha, milho, pé-de-moleque, entre outras iguarias da época. Mas, você tem ideia de quantas calorias têm essas comidinhas deliciosas? Então, prepare-se: agora é a hora de aprender um pouco sobre elas.

Presença marcante nas festas juninas, o milho é à base de grande parte dos alimentos consumidos na ocasião. Segundo os nutricionistas, uma única espiga de milho verde tem 132 calorias (Kcal). Já um pamonha tem 412,8 Kcal; uma quantidade média de cuscuz (135 Kcal); um saco de pipoca (89,6 Kcal); uma fatia de bolo de milho (219 Kcal); e uma concha de canjica (135,6 Kcal).

Para quem adora relembrar a infância, nada melhor do que um cachorro-quente (330 Kcal/unidade) com aquele delicioso pãozinho, salsicha e muito molho. Também fica liberado acrescentar outros ingredientes, como milho, batata palha e o que permitir a criatividade.

DOCES

O amendoim também merece destaque nas Festas Juninas, já que a paçoca (114,6 Kcal), o pé de moleque (88,4 Kcal/ fatia) e o amendoim doce (93,8 Kcal) não podem faltar!

E para quem não deixa escapar uma sobremesa, tem sempre um doce de leite (116 Kcal/colher de sopa), a cocada (405,3 Kcal) e até a maçã do amor (361 Kcal), mergulhada em calda de açúcar para adoçar ainda mais a noite.

SEM EXAGEROS

Depois de ler sobre tantas comidas calóricas, você deve estar apavorado. Acalme-se! Festa Junina só tem uma vez no ano, certo? Nesse caso, se você não está acima do peso, não precisa se privar das comidinhas que gosta só porque elas “engordam”.

Se for diabético ou tiver alguma doença que contra indique algum ingrediente, consulte seu médico. O mais importante é consumir tudo com muita moderação e, é claro, comer apenas aquilo que realmente está com vontade.

 

 

Fonte: Nutrição em Foco