• Início
  • Notícias
  • Comidas das festas juninas devem ser consumidas com moderação

Notícias

Comidas das festas juninas devem ser consumidas com moderação

Publicada em 17/06/2013 às 07h

Prefira a espiga cozida, com pouco sal, e modere na manteiga e margarina Prefira a espiga cozida, com pouco sal, e modere na manteiga e margarina

As festas juninas são marcadas por fogueiras, danças, bandeirinhas e, claro, comidas deliciosas, mas nem sempre saudáveis .Apesar de nutritivos, quase todos os pratos típicos são calóricos e ricos em açúcares, o que exige cuidado especialmente por parte das pessoas que têm pressão alta e diabetes.

Entre os pratos mais consumidos nesse período estão milho, canjica, pé de moleque, pipoca, batata doce, pinhão, amendoim, bolos e cuscuz, além das bebidas alcoólicas, como quentão e vinho quente.

O segredo para aproveitar essa época sem prejudicar a saúde é optar pelas guloseimas que você mais gosta, mas consumi-las em porções moderadas.

MELHORES OPÇÕES

Confira abaixo as melhores opções para aproveitar as comidas típicas dessa época, sem prejudicar a saúde:

- Milho, mandioca, batata doce e pinhão são fontes de energia. O milho é rico em fibras, além de betacaroteno, assim como a batata doce. Prefira a espiga cozida, com pouco sal, e modere na manteiga e margarina. Estas opções são ótimas para substituir o arroz e o pão. Um espetinho de carne com corte magro, como alcatra ou maminha, pode completar a refeição.

- Enquanto o vinho quente é uma bebida rica em antioxidantes que auxiliam na proteção dos problemas cardiovasculares, o quentão possui como principal componente o gengibre, que tem ações cicatrizantes e anti-inflamatórias. Mas cuidado, pois a preparação de ambos leva açúcar e álcool, que podem alterar os níveis de pressão e glicemia.

-Os doces são provavelmente os itens mais consumidos nas Festas Juninas. Canjica, arroz doce e bolos simples contêm vários ingredientes nutritivos, apesar do açúcar. Já a Maria mole, o pé de moleque e a paçoca possuem um teor elevado de açúcar e características não nutritivas. As opções de doces diet, que devem ser a escolha dos diabéticos, também exigem moderação.