• Início
  • Notícias
  • Com algumas atitudes é possível melhorar a atenção e memória

Notícias

Com algumas atitudes é possível melhorar a atenção e memória

Publicada em 08/08/2014 às 11h

A memória pode ser melhorada, com alguns exercícios que estimulam o cérebro A memória pode ser melhorada, com alguns exercícios que estimulam o cérebro

Diariamente somos bombardeados com preocupações, informações e exigências - o que facilita para dispersar a atenção e a concentração.

Manter a capacidade de guardar, adquirir ou recuperar informações é também uma questão de estímulo. Não há uma receita mágica para manter a memória "afiada", porém é possível exercitar o cérebro diariamente para melhorar a forma de filtrar e reter o que realmente tem importância.

ESTIMULANDO O CÉREBRO:

Abaixo você confere cinco dicas que podem facilmente integrar o seu dia a dia e auxiliar no desafio de exercitar a memória:

-Desafie a mente: cubo mágico, sodoku e palavras cruzadas, assim como os demais jogos que envolvem raciocínio, são excelentes para estimular a memória, afinal é necessário estabelecer conexões lógicas para desvendar os enigmas.

- Escolha do filme: fuja das tramas mastigadas, procure assistir filmes estimulantes, com enredos densos, que provoquem dúvidas e instigam o pensamento e a discussão - opte pelo tão falado cinema inteligente.

- Saia da zona de conforto: trabalhe a sua atenção ao sair da rotina e inserir novidades no dia a dia. Para isso, vale atitudes simples, como alternar o caminho para ir ao trabalho, comer com os talheres em mãos trocadas ou fazer compras em supermercado diferente.

- Organize as tarefas: mesmo com a correria diária, é possível executar cada uma das atividades estando com o pensamento focado. Faça uma coisa de cada vez e preste atenção no que está executando, isso evitará esquecimentos bobos que nos fazem questionar "o que é mesmo que eu ia fazer"?

-Descanse: nosso cérebro necessita de descanso para manter o bom funcionamento. Dormir ao menos oito horas ininterruptas diariamente é essencial, bem como praticar atividades de lazer e tirar férias periodicamente.

Com informações da Unimed do Brasil