A rede de mobilização social Coep entregou às 17 horas de ontem (16), oficialmente, o Prêmio Betinho – Atitude Cidadã a Núbia Gonçalves. A solenidade, realizada no Sistema Correio de Comunicação, contou com a participação do presidente nacional do Coep, André Spitz. O vice-presidente da República, José Alencar, enviou um telegrama parabenizando a homenageada.
O prêmio, criado pelo Coep em comemoração aos seus 15 anos de fundação, foi entregue a Núbia em reconhecimento ao trabalho que ela desenvolve na área social na Paraíba desde 1997. Há três anos, ela foi convidada para coordenar o instituto de responsabilidade social da Unimed JP, o UniGente, onde hoje ocupa o cargo de supervisora.
Além de André Spitz, participaram da solenidade de ontem a presidente do Conselho Deliberativo do Coep na Paraíba e diretora-executiva do Sistema Correio, Beatriz Ribeiro; o secretário executivo do Coep no Estado, Marçal Cavalcanti; o presidente da Unimed JP e do UniGente. Aucélio Melo de Gusmão; a médica Débora Cavalcanti; o secretário de Comunicação e Desenvolvimento da Unimed JP, Walter Dantas; a gerente de Recursos Humanos, Ângela Burity Dialectaquiz; e o médico e diretor da Corretora Unimed, Cláudio Emmannuel Gonçalves Silva, esposo de Núbia Gonçalves.
ESCOLHA DEMOCRÁTICA
Núbia Gonçalves foi escolhida para receber o Prêmio Betinho através de uma votação feita pela internet de 21 de julho a 20 de outubro deste ano. Além dela, concorreram o ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho na Paraíba (TRT-PB), Afrânio Melo; e Maria dos Anjos, da ONG Olho do Tempo.
Em cada Estado do País, foram indicados os nomes de três pessoas envolvidas em atividades que contribuem para diminuir problemas como a miséria e a fome. Além de ter sido a vencedora da Paraíba, Núbia Gonçalves foi destaque regional por ter recebido a maior votação do Nordeste.
“Quando somos premiados com um troféu que só quem faz a verdadeira responsabilidade social sabe o valor, temos a certeza de que esse prêmio não é de uma única pessoa”, declarou Núbia e completou: “Existem milhares de pessoas junto comigo fazendo sua parte e contribuindo para uma qualidade de vida melhor para os menos favorecidos e combatendo a fome a miséria”, afirmou.
Ela disse que espera que o trabalho seja mantido e, até mesmo, expandido. “Tenho certeza de que, em 2009, a Paraíba será detentora novamente de um prêmio nacional de tamanha importância”, disse.
TRAJETÓRIA
O engajamento de Núbia Gonçalves na área social teve início em 1997 com o Projeto Mosaico, um trabalho de inclusão social através da técnica milenar do mosaico. Desde então, não parou mais de atuar nesta área sempre procurando inserir jovens, de forma positiva, na sociedade. A finalidade é contribuir no combate à fome e à miséria capacitando e gerando renda para os menos favorecidos.
Articuladora, Núbia sempre procurou atrair o maior número possível de pessoas para a causa social. Foi através destas articulações, por exemplo, que ela conseguiu que, em 2003, três jovens paraibanos fossem para Brasília disseminar a técnica do mosaico através da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace). Até hoje, eles permanecem na Capital Federal, onde já capacitaram inúmeros jovens carentes na técnica do mosaico.
É dessa época também que vem a amizade com o vice-presidente da República, José Alencar, e com a mulher dele, dona Marisa Gomes. Em outubro, graças a esse “trânsito” junto à vice-presidência, Núbia Gonçalves conseguiu espaço para que uma comitiva da Unimed João Pessoa e de outras cooperativas do Sistema Unimed fosse recebida por José Alencar. Hoje (17), o vice-presidente enviou o telegrama parabenizando Núbia pelo recebimento da premiação. Pelo jeito, este laço de solidariedade está cada vez mais forte.
TELEGRAMA DE ALENCAR
Segue abaixo a íntegra do telegrama que o vice-presidente da República, José Alencar, enviou para Núbia Gonçalves em resposta a um convite para que viesse prestigiar a entrega do Prêmio Betinho:
“Agradeço-lhe o convite para a cerimônia de entrega do Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, com o qual vossa senhoria será agraciada. Seguro de que a homenagem faz jus à sua relevante atuação na luta contra a miséria e em prol da democracia e da difusão de sólidos valores éticos, transmito-lhe minhas especiais congratulações e votos de que continue a seguir o ideal do inesquecível Betinho: ‘Só a participação cidadã é capaz de mudar o País.’ Atenciosamente, José Alencar Gomes da Silva, vice-presidente da República.”