Alertar as pessoas sobre a importância do controle do peso para a saúde. Com esse objetivo, a Unimed João Pessoa realizou uma ação, na recepção principal da sede, na Torre, no Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, comemorado na última sexta-feira (11).
Confiras as fotos, clique aqui.
Uma das pessoas que participou da ação foi o cobrador Custódio José de Santana, 57 anos. Ele explicou que a obesidade não é uma das suas preocupações, já que é magro e não tem facilidade para engordar. No entanto, como nem sempre ser magro é sinônimo de saúde, Custódio se assustou por constata que estava algumas taxas alteradas. \"Eu como de tudo, o que vier eu traço. Nunca engordei\", explicou.
A estudante Áquila Taísa Rocha, 25 anos, entende bem a importância que a alimentação tem sobre a saúde e o controle de peso, já que no próximo ano conclui o curso de Nutrição. \"Eu sei dos riscos da obesidade na saúde das pessoas e procuro controlar a minha alimentação. Há dois anos aboli refrigerante na minha vida, controle massa e incluo bastante frutas nos lanches. Além disso, ainda alio a alimentação à academia de ginástica que faço\", explicou
No Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, uma equipe do Setor de Promoção da Saúde da Cooperativa esteve na sede da Cooperativa realizando teste de glicemia, aferição a pressão arterial e verificando o Índice de Massa Corpórea (IMC).
As pessoas que passaram pelo local também receberam orientações sobre o controle do peso e os riscos da obesidade.
O controle da obesidade é uma preocupação constante da Unimed JP. Desde setembro, esse problema está sendo trabalhado com os clientes no Grupo de Educação em Saúde para Equilíbrio do Peso, umas das ações permanentes de promoção da saúde desenvolvidas no Viver Melhor - Espaço de Saúde e Bem-Estar, no Bairro dos Estados. Outras informações sobre esse e outros projetos podem ser conferidos no Portal da Cooperativa (www.unimedjp.com.br).
NÚMEROS PREOCUPANTES
João Pessoa é a terceira capital do país, proporcionalmente, o terceiro maior em número de obesos. A informação é do Ministério da Saúde, que divulgou, em agosto deste ano, os resultados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). De acordo com o estudo, pelo menos 19% da população de João Pessoa são obesos e 50,9% estão com sobrepeso, ou seja, fora das medidas consideradas saudáveis.
Os dados preocupam. Diversas doenças estão relacionadas à obesidade, a exemplo de diabetes tipo 2, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral e vários tipos de câncer. Dados do Ministério da Saúde revelam que o Sistema Único de Saúde (SUS) gasta, anualmente, R$ 488 milhões com o tratamento de doenças associadas à obesidade.