O dentista Paulo Honorário, 59 anos, teve uma agradável notícia quando chegou à Sede da Unimed JP na manhã desta segunda-feira (26). Ele foi uma das primeiras pessoas beneficiadas pelo trabalho da equipe de Promoção da Saúde que realiza exames de glicemia capilar e verificação de pressão arterial.
“Graças a Deus, minha pressão arterial e minha glicose estão em níveis normais. Acredito que tudo isso seja reflexo dos cuidados com alimentação que tenho. Como muita fruta e verduras e evito alimentos gordurosos, como pizzas e salgados”, afirmou o dentista.
A campanha de prevenção da hipertensão arterial será realizada até às 17h desta segunda-feira. A atividade é alusiva ao Dia de Combate à Hipertensão Arterial, que é comemorado hoje.
Além de clientes, a equipe da Promoção da Saúde está atendendo também a funcionários da Unimed JP. Eles estão verificando a pressão, realizando exames de glicemia e recebendo orientações sobre como prevenir as doenças do coração. A colaboradora Joseilma da Silva Lira, 19 anos, também foi contemplada pela ação.
Após saber que todas as taxas estão normais, a moça contou que procura manter hábitos saudáveis. “Costumo caminhar, incluir frutas e verduras em minha alimentação e dormir bem. Acho tudo isso muito importante para a saúde”, observou.
ESTATÍSTICAS
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, existe no mundo quase um bilhão de pessoas com hipertensão detectada. O diagnóstico ocorre quando a pressão arterial se mantém acima de 140 x 90 mmhg em pessoas com mais de 18 anos.
Um em cada quatro adultos no mundo sofre de pressão alta, o que aumenta seus riscos de doenças cardiovasculares. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que hipertensão afete 35% da população com mais de 40 anos. Isso significa 17 milhões de pessoas com a doença.
Entre os brasileiros com mais de 60 anos, o percentual é ainda maior. Cerca de 60% dos idosos têm a pressão acima dos limites considerados saudáveis.
A Sociedade Brasileira de Hipertensão estima que a doença cause a morte de cerca de 40% dos pacientes. A entidade adverte que o inimigo nasce na mesa. Má alimentação e excesso de atividades estão entre os responsáveis pelo problema.