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Clientes podem contribuir para tornar a consulta médica mais segura

Publicada em 10/11/2011 às 00h

Clientes podem contribuir para tornar a consulta médica mais segura

Em alguns casos, as pessoas costumam fazer mais perguntas quando compram um celular, um eletrodoméstico, um carro ou quando vão a um restaurante do que durante um consulta médica.

No entanto, não esclarecer todas as dúvidas com o médico pode comprometer a consulta e o paciente acaba saindo do consultório sem ter todas as informações que gostaria.

Por isso, é importante não sentir vergonha de perguntar quando não entender alguma explicação que o médico der. O profissional provavelmente tentará explicar de uma forma mais clara e ficará satisfeito ao ver que o paciente compreendeu as informações que se referem à sua própria saúde.

ORIENTAÇÕES

Para ajudar a otimizar as consultas médicas, o Instituto Qualisa de Gestão (IQG), que é credenciado à Organização Nacional de Acreditação (ONA) e foi responsável por avaliar o Hospital Unimed JP no processo de Acreditação Hospitalar, preparou uma série de perguntas que podem ser feitas pelo paciente para o seu médico. Confira abaixo e, quando for ao médico, não deixe de fazê-las, caso tenha alguma dúvida.

- Você pode explicar melhor o meu diagnóstico?

- Existem alternativas a este tratamento?

- Quais exames tenho que fazer?

- Quando vou receber os resultados?

- Como se escreve o nome deste medicamento?

- Este medicamento tem efeitos colaterais?

- Este medicamento vai interagir com os medicamentos que eu já estou tomando?

- Tenho que alterar a minha dieta alimentar para que estes medicamentos façam melhor efeito?

- Este tratamento interfere nas minhas atividades do dia a dia?

- Posso esperar para decidir se inicio este tratamento?

- Quais são as possíveis complicações?

- Quais as perspectivas para o meu futuro (prognóstico)?