A Unimed JP dedica um cuidado permanente aos clientes portadores de diabetes. Desde 2004, a Cooperativa desenvolve o Programa de Educação Terapêutica em Diabetes, o UniDia, cuja finalidade é possibilitar o controle da doença através de orientações e atividades de promoção à saúde. Exclusivo para clientes diabéticos da Unimed JP, ele já beneficiou mais de 600 pessoas.
Um dos projetos do UniDia é o Grupo de Educação Terapêutica (GET). Durante um mês, cada grupo participa de quatro reuniões consecutivas – uma por semana. Nestes encontros, os participantes discutem os mais variados aspectos do diabetes com uma equipe multidisciplinar, formada por psicóloga, endocrinologista, nutricionista e enfermeira, além de uma facilitadora, que participa de todas as atividades do GET.
Aproximadamente três meses depois destes encontros, é marcada uma reunião de retorno. No final do ano, desde 2005, a Unimed JP promove um grande encontro com todos os participantes. Este ano, o encontro foi realizado no último dia 6 e reuniu cerca de 250 pessoas no Shopping Sebrae, em João Pessoa.
A Unimed JP também promove palestras sobre o assunto em empresas parceiras e aborda frequentemente vários aspectos do diabetes em seus já conhecidos "encontros sobre saúde". Além disso, a Cooperativa contribui com a monitorização e prevenção do diabetes, através da distribuição de materiais informativos e dos testes de glicose realizados durante eventos em toda a Capital.
MOBILIZAÇÃO MUNDIAL
Segundo dados da International Diabetes Federation (IDF), em todo mundo, pelo menos 245 milhões de pessoas têm diabetes e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. Em 30 anos, este número deve chegar a 380 milhões no mundo. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e aparecem 500 novos casos por dia. Só na Paraíba são 135 mil diabéticos e, destes, 37,5 mil estão em João Pessoa.
Para alertar a população sobre os problemas ocasionados pelo diabetes, doença considerada a epidemia do século e um problema de saúde pública, a International Diabetes Federation (IDF) e pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) realizarão ações educativas e de mobilização em todo o mundo neste domingo (14), Dia Mundial do Diabetes, em parceria com instituições públicas e privadas e entidades.
No Brasil, diversas iniciativas estão programadas para este dia. Entre elas, a iluminação na cor azul de monumentos brasileiros, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, além da divulgação intensa em redes sociais (Orkut, Twitter, Facebook, Flickr, Youtube, etc) e outros meios de comunicação. O vídeo disponibilizado na página inicial do Portal faz parte da campanha deste ano.
PROGRAMAÇÃO LOCAL
Aqui na Capital, também haverá atividades específicas para lembrar o dia. No domingo (14), a fachada do Hospital Unimed JP será toda iluminada de azul, cor referência ao símbolo da Organização das Nações Unidas (ONU), que reconheceu, em 2006, o diabetes como uma doença que ameaça a saúde mundial. Este já é o 4º ano em que o Hospital Unimed JP participa da mobilização.
Neste mesmo dia, a Sociedade Paraibana de Diabetes servirá um café da manhã para as pessoas que passarem pelo Busto de Tamandaré das 6h às 10h. No local, também haverá testes de glicemia e distribuição de materiais informativos sobre a doença.
Vista como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes, a iniciativa global de conscientização, que este ano tem como tema “Diabetes: Educar para Prevenir”, é compartilhada por cerca de 190 associações de diabetes de mais de 150 países. Em 2009, mais de 300 milhões de pessoas e instituições públicas e privadas em todo o planeta aderiram à campanha e iluminaram de azul as fachadas de seus prédios. No Estado, a mobilização conta também com o apoio da Sociedade Paraibana de Diabetes e da Unimed JP.
ENTENDA A DOENÇA
Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde.
Quando não tratada adequadamente, pode causar infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, além de outras complicações.
Embora ainda não haja uma cura definitiva para o diabetes, há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o portador.