• Início
  • Notícias
  • Clientes contam como grupo de educação terapêutica mudou suas vidas

Notícias

Clientes contam como grupo de educação terapêutica mudou suas vidas

Publicada em 09/11/2010 às 13h

 "Só me eduquei depois que participei do grupo da Unimed", explica Malba Soares

Uma nova visão sobre como conviver com o diabetes. É isso que o Grupo de Educação Terapêutica da Unimed JP proporciona aos clientes que participam do programa e que tem a doença, que atinge cerca de 10% da população brasileira.

“Participar do Grupo de Educação Terapêutica da Unimed JP foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida”, afirma com entusiasmo a funcionária pública Malba Soares, 72 anos, que há mais de 8 anos descobriu que tem diabetes.

Ela explicou que não aceitava a doença antes de participar do programa da Unimed JP. “Só me eduquei depois que participei das reuniões de grupo. Foi Deus que colocou isso na minha vida”, disse.

Segundo o aposentado Antônio Maroja, 60 anos, e que há 20 anos descobriu a doença, para a pessoa recebe o diagnóstico de diabetes é difícil aceitar que tem o problema, que é incurável e crônico. “As reuniões do programa da Unimed JP ajudam nessa aceitação, pois é preciso primeiro aceitar a doença para começar a se cuidar, explicou.

Para a professora Yvanda Gomes Nascimento, 59 anos, é muito importante conviver com pessoas que têm a mesma doença. “Essa convivência possibilitada pelo grupo é muito importante. A gente consegue partilhar um pouco das nossas dificuldade e conquistas com os outros”, afirma.

No último sábado (6), a Unimed JP realizou o 6º Encontro dos Grupos de Educação Terapêutica da Cooperativa, no auditório Shopping Sebrae em João Pessoa.O evento reuniu mais de 250 pessoas, que participaram do programa da Unimed JP, cuja finalidade é prevenir as complicações do diabetes por meio de atividades que possibilitem a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

ALERTA

Dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. Em todo o mundo, várias atividades serão realizadas para alerta a população sobre os riscos da doença.

Em João Pessoa, será servido um café da manhã às pessoas que passarem pelo Busto de Tamandaré, no domingo (14) das 6h às 10h. No local, também haverá testes de glicemia e distribuição de materiais informativos sobre a doença.

Ainda no domingo (14), como acontece há 3 edições da campanha, a fachada do Hospital Unimed JP será toda iluminada de azul, cor referência ao símbolo da Organização das Nações Unidas (ONU), que reconheceu, em 2006, o diabetes como uma doença que ameaça a saúde mundial.

PROGRAMA

Desde 2004, a Cooperativa vem possibilitando o controle da doença através do Programa de Educação Terapêutica em Diabetes, o UniDia, que iniciou as atividades em março deste ano. Exclusivo para clientes diabéticos da Unimed JP, ele já beneficiou mais de 600 pessoas.

Uma das ações do programa é o Grupo de Educação Terapêutica (GET). Para participar, o cliente deve se inscrever através do encaminhamento do médico ou pelo telefone da Coordenação de Promoção da Saúde (2106-0714). As inscrições estão sempre abertas e são gratuitas. Entretanto, as vagas são limitadas.

Durante um mês, cada grupo participa de quatro reuniões consecutivas – uma por semana. Nestes encontros, os participantes discutem os mais variados aspectos do diabetes com uma equipe multidisciplinar, formada por psicóloga, endocrinologista, nutricionista e enfermeira, além de uma facilitadora, que participa de todas as atividades do GET. Aproximadamente três meses depois destes encontros, é marcada uma reunião de retorno. No final do ano, desde 2005, a Unimed JP promove um grande encontro com todos os participantes. Este ano, o encontro foi realizado no último sábado (6) e reuniu cerca de 250 no Shopping Sebrae.

O UniDia faz parte das ações de promoção da saúde da Unimed JP, cuja finalidade é prevenir doenças por meio de atividades que possibilitem a melhoria da qualidade de vida das pessoas.