• Início
  • Notícias
  • Clientes contam como grupo de educação em saúde mudou suas vidas

Notícias

Clientes contam como grupo de educação em saúde mudou suas vidas

Publicada em 24/07/2013 às 07h

Todos os grupos do GES se reúnem no final do ano durante Encontrão Todos os grupos do GES se reúnem no final do ano durante Encontrão

Manter-se tranquilo ao receber um diagnóstico de diabetes não é fácil, ainda mais quando há falta de informação em relação à doença. A costureira Inácia Dantas da Silva, 65 anos, conta que sentiu isso na \"pele\".

Segundo informou, a conscientização da doença só veio quando ela participou do Grupo de Educação em Saúde (GES) em Diabetes, um programa da Promoção da Saúde da Unimed JP que auxilia os clientes a controlar a doença, através de um acompanhamento multidisciplinar.

\"Mesmo sabendo que era diabética e, além disso, obesa, comia de tudo, e não tinha cuidado nenhum com a minha saúde. Após receber orientações de uma equipe com vários profissionais, mudei hábitos na minha vida. Hoje estou 30 quilos mais magra do que há cerca de dois anos atrás, quando não conhecia o grupo\", conta.

Outro beneficiado com o programa, o aposentado Raul Nóbrega dos Santos, 79 anos, afirma que a troca de experiência entre os colegas com a mesma doença ajudou muito a aceitar o problema. \"É um suporte muito bom esse programa da Unimed JP. Tento seguir as orientações dos profissionais e hoje me sinto muito mais saudável\", explica.

PROGRAMA

Um programa voltado exclusivamente para orientar sobre a prevenção e controle do diabetes, possibilitando que os clientes com a doença tenham mais qualidade de vida. Esse é o objetivo do Grupo de Educação em Saúde (GES) em Diabetes.

O programa inclui a realização de quatro reuniões durante um mês (uma por semana), onde o diabetes é discutido sob diferentes abordagens por uma equipe multi e interdisciplinar formada por psicólogo, enfermeiro, nutricionista e médico. Cerca de dois meses depois das quatro reuniões iniciais, o grupo volta a se reunir para esclarecimento de alguma dúvida. No final do ano é realizado o \"Encontrão\", onde todos os grupos se encontram para receber novas orientações sobre o controle da doença. Além do apoio dos profissionais, o GES em Diabetes é uma boa oportunidade para a troca de experiências entre os participantes.

O programa é gratuito. Para participar do GES, o primeiro passo é fazer a inscrição na Promoção da Saúde da Unimed JP. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é 2106-0714. O próximo grupo será realizado no dia 8 de agosto, das 14h às 17h, no anexo da Promoção da Saúde, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 410, Torre (em frente à sede da Unimed JP).

CONTROLE

Dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês) apontam que mais de 300 milhões de pessoas têm diabetes no mundo. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, o tipo 2 da doença atinge 5,8% das pessoas a partir de 18 anos, o que corresponde a 7,6 milhões. Somados, os tipos 1 e 2 do diabetes atingem 10 milhões de pessoas.

Mas, é possível conviver com a doença sem sofrer as consequências dos problemas de saúde associados. Para tanto, informação é fundamental. O controle da alimentação e a prática de atividades físicas, por exemplo, são capazes de prevenir e controlar o diabetes tipo 2, responsável por mais de 90% dos casos da doença e único tipo evitável.

TIPOS MAIS COMUNS

Caracterizado pelo excesso de glicose no sangue, o diabetes ocorre quando o pâncreas deixa de produzir insulina ou não produz a quantidade suficiente. Entre os tipos da doença, o 1 e o 2 são os mais conhecidos.

O diabetes tipo 1 é mais frequente em pessoas com menos de 35 anos, mas pode surgir em qualquer idade. Não se sabe ao certo por que as pessoas o desenvolvem.

O tipo 2 é mais comum em adultos. Ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade embora na atualidade se veja com maior frequência em jovens em virtude de maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse.

Para saber mais sobre diabetes, acesse o site do Dia Mundial do Diabetes.