A autônoma Gerlane Lima, 33 anos, descobriu, há mais de 16 anos, que é portadora de diabetes. Segundo conta, tinha preconceito com relação à doença e, por isso, não sabia lidar com ela. No início deste ano, Gerlane Lima participou do Grupo de Educação em Saúde em Diabetes, iniciativa do Setor de Promoção da Saúde para ajudar clientes da Unimed JP a controlar o diabetes.
Depois que participou do grupo, a autônoma passou a se alimentar melhor, conheceu os benefícios da atividade física e descobriu que pode viver bem com diabetes e ter mais qualidade de vida. "Eu tinha preconceito com a doença e comigo mesmo. Achava que eu era diferente de todo mundo. Por isso deixava de me divertir, de ir para festas. E assim me privava de viver. Hoje eu sei que é possível viver bem, mesmo com a doença, e agradeço isso a equipe da Unimed JP que me ajudou a olhar a doença de forma diferente", afirmou.
A fotógrafa Eliane Félix Falcão tem 50 anos e há dois anos descobriu que tem diabetes. Eliane é outra cliente que conta que aprendeu a lidar com a doença no Grupo de Educação em Saúde em Diabetes. "Aprendi a comer melhor com a equipe da Unimed JP. Hoje sei o que é bom e ruim para mim e vivo muito mais saudável. Verifico minha glicemia, e ela está sempre controlada", comemora.
Gerlane Lima e Eliane Falcão estão entre os 400 milhões de diabéticos do mundo, mas, diferentemente de muitos, sabem que a doença não é nenhum empecilho para viver bem. É possível conviver com ela - e ter mais qualidade de vida. Para tanto, basta receber as orientações corretas e ter disciplina - sem abrir mão das coisas boas da vida.
Segundo especialistas, cerca de 60% do tratamento do diabetes é determinado por uma mudança no estilo de vida. São fatores fundamentais para o controle da doença uma alimentação equilibrada, a prática de atividades físicas e fazer uso de medicações se necessário. No entanto, muitas pessoas não sabem. E é por isso que uma dos principais aliados no controle da doença é a educação. Hoje, já se sabe que quando se conhece melhor a doença, as consequências e o que se pode fazer para um controle efetivo, é mais fácil prevenir as complicações.
Levando em consideração que é possível, sim, ser diabético e ter qualidade de vida, a Federação Internacional do Diabetes escolheu para comemorar este ano o Dia Mundial do Diabetes, que é nesta sexta-feira - 14 de novembro- o tema "Vida Saudável e Diabetes".
E é também com base nessa constatação que a Unimed João Pessoa dedica, desde 2004, uma atenção especial e permanente aos clientes com diabetes. Esse trabalho é realizado pelo Grupo de Educação em Saúde (GES) em Diabetes, um dos programas do Setor de Promoção da Saúde da Cooperativa. A iniciativa completou em setembro deste ano dez anos de existência.
O trabalho voltado para ajudar clientes da Unimed JP a controlar o diabetes é um dos pioneiros na região Nordeste. E até setembro deste ano, a iniciativa beneficiou mais de mil clientes da Unimed João Pessoa.
Através de orientações de uma equipe interdisciplinar, composta por médico, enfermeiro, psicólogo e nutricionista, os clientes aprendem como conviver melhor com a doença adquirindo mais qualidade de vida. Além do apoio dos profissionais, o GES em Diabetes é uma boa oportunidade para a troca de experiências entre os participantes que convivem com a mesma realidade.
TRATAMENTO INTERDISCIPLINAR
No grupo, os clientes da Unimed JP participam de quatro encontros durante um mês. Nessas reuniões, o diabetes é discutido sob diferentes abordagens pela equipe interdisciplinar, formada por médico, enfermeira, nutricionista e psicóloga.
Na primeira reunião, são abordados os aspectos emocionais relacionados ao diabetes. No segundo encontro, são abordados assuntos como tratamento e outros aspectos da doença por um endocrinologista. No terceiro encontro, uma nutricionista fala sobre alimentação saudável e diabetes. Na quarta reunião, uma enfermeira aborda o tema "Prevenção de complicações e cuidados com os pés". Três meses depois, ocorre o encontro de retorno para esclarecer dúvidas que persistirem.
Após participar de todas as reuniões, o programa tem continuidade com oficinas que são promovidas para abordar alguma novidade na área ou reforçar as informações já transmitidas nos encontros.
Em novembro, mês em que é comemorado o Dia Mundial do Diabetes, a Unimed João Pessoa realiza um encontro com todos os grupos para abordar novidades sobre cuidados com a doença. O encontro também é um momento para e integração e troca de experiências.
As atividades do GES em Diabetes, há mais de um ano, são realizadas no Viver Melhor - Espaço de Saúde e Bem-Estar, local exclusivo para a realização de ações de promoção da saúde voltadas para o cliente da Unimed JP. O espaço oferece toda a estrutura necessária para o desempenho das atividades.
Todos os clientes portadores de diabetes podem participar do Grupo de Educação em Saúde em Diabetes. As inscrições podem ser feitas pelos telefones 3506-8600 e 3506-8700; pessoalmente, no Espaço Viver Melhor, que fica na Avenida Piauí, nº 445, no Bairro dos Estados; pelo e-mail [email protected]; ou pelo Portal Unimed JP.
MÊS DE MOBILIZAÇÃO
Em novembro, mês em que se comemora o Dia Mundial do Diabetes (14), são intensificadas as ações em vários países para chamar a atenção para o controle e prevenção do diabetes tipo 2, que é o único evitável e responde por mais de 90% dos casos da doença. A iniciativa é da Federação Internacional do Diabetes e tem coordenação no Brasil da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).
Este ano, a Unimed João Pessoa elaborou uma programação especial para comemorar os dez anos de existência do Grupo de educação em Diabetes.
Entre as ações está a iluminação de prédios com a cor azul. A Unimed João Pessoa iluminou, desde o dia 4 deste mês, os prédios do Hospital Unimed Alberto Urquiza Wanderley, do Hospital Unimed Moacir Dantas, da sede da Cooperativa e do Viver Melhor - Espaço de Saúde e Bem-Estar. A iluminação especial ficará até o final do mês.
Além disso, nesta sexta-feira (14), a Unimed João Pessoa realizará uma ação de Promoção da Saúde no Shopping Tambiá, no Centro da Capital. Durante manhã e tarde, a equipe do Setor de Promoção da Saúde estará na área de eventos do shopping, no térreo, realizando testes de glicemia e verificação de pressão arterial nas pessoas que passarem pelo local.
A equipe também vai esclarecer dúvidas das pessoas sobre hábitos que proporcionam mais qualidade de vida e mostrando o trabalho desenvolvido pelo Setor de Promoção da Saúde da Unimed JP.
Também em comemoração aos 10 anos do GES em Diabetes, será realizado, no dia 22 de novembro das 7h30 às 13h, o "Encontrão", no auditório do Sesi-PB, no centro de João Pessoa. O evento é o encontro anual de todos os grupos que já fizeram parte do GES em Diabetes. No entanto, essa edição será especial.
No "Encontrão", os participantes recebem novas orientações sobre como conviver com o diabetes de forma mais saudável. Este ano, três médicos de especialidade diferentes vão falar sobre as doenças relacionadas ao diabetes em cada área.
Os palestrantes serão o angiologista Paulo Lima; a oftalmologista Isabella Queiroga; e o nefrologista Antônio Campanile. Todos são médicos cooperados da Unimed João Pessoa.
A Unimed JP já encaminhou os convites para o endereço residencial das pessoas que já participaram do GET em Diabetes. No entanto, é necessário confirmar a participação no evento pelos telefones 3506-8600 e 3506-8700 ou através do e-mail [email protected]. Outra opção é comparecer, pessoalmente, ao Espaço Viver Melhor, que fica na Avenida Piauí, 445, no Bairro dos Estados. Todas as atividades de promoção da saúde são realizadas no Viver Melhor.
ENTENDA A DOENÇA
De acordo com o Ministério da Saúde, dos 400 milhões de diabéticos identificados no mundo pela Federação Internacional do Diabetes (IDF, na sigla em Inglês), pelo menos 14 milhões estão no Brasil e aparecem 500 novos casos por dia.
Doença crônica de caráter permanente, o diabetes pode ocasionar diversas complicações se não forem tomados os devidos cuidados.
A doença é caracterizada pelo alto nível de glicose no sangue (açúcar no sangue).
A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é responsável por fazer a glicose entrar para o interior da célula. A ausência, quantidade insuficiente ou resistência à ação da insulina provoca aumento da glicose na circulação sanguínea: hiperglicemia.
SINAIS E SINTOMAS
Os níveis elevados de glicose no sangue podem causar diversos sinais e sintomas:
- Urinar com mais frequência;
- Sede excessiva;
- Alterações visuais;
- Cansaço excessivo sem motivo aparente;
- Infecções frequentes, sendo mais comuns as infecções de pele;
- Aumento do apetite.
- Alguns sinais e sintomas são menos perceptíveis, como formigamentos nas mãos e pés. Os exames periódicos são fundamentais para diagnosticar a presença da doença, principalmente após os 40 anos de idade.
TIPOS
Existem três tipos de diabetes. Veja abaixo quais são e como ocorre,:
- Diabetes tipo 1: Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais frequentemente diagnosticada em crianças, adolescentes e adultos jovens. Ocorre pela ausência ou insuficiência de produção de insulina no organismo. O diabetes tipo 1 geralmente está relacionado a uma predisposição genética, fatores dietéticos, toxinas ambientais e estresse físico ou emocional.}
- Diabetes tipo 2: Mais frequentemente diagnosticada em pessoas com mais de 40 anos de idade. Nesse caso o pâncreas produz insulina, porém as células não respondem adequadamente a ela, o que é conhecido como "resistência à insulina". O diabetes tipo 2 geralmente tem relação com histórico familiar, mas o sedentarismo, a má alimentação e o excesso de peso contribuem para o aparecimento da doença.
-Diabetes gestacional: É a forma na qual a alteração das taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) aparece ou é detectada pela primeira vez na gravidez. Ela pode persistir ou desaparecer após o parto. No entanto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, pode ser uma etapa do diabetes tipo 2, pois em ambas as formas o que ocorre não é a deficiência na produção de insulina, mas a resistência à ação da insulina.
Durante a gestação, a placenta produz hormônios em grande quantidade para garantir que o feto receba todos os nutrientes necessários para se desenvolver. A presença destes hormônios leva a resistência da ação da insulina no organismo da mãe e, em algumas delas a resistência é elevada ao ponto de resultar no diabetes gestacional, doença que pode levar a sérios prejuízos à saúde da gestante e do bebê.
COMPLICAÇÕES
O não tratamento ou tratamento incorreto da doença pode levar a diversas complicações, algumas irreversíveis. Entre elas estão:
- Problemas oculares, incluindo dificuldade para enxergar (especialmente à noite) e sensibilidade à luz;
- Hipertensão arterial e aumento dos níveis de colesterol.
Pé diabético
As pessoas com diabetes podem ter lesões nos nervos (neuropatia) e doença arterial periférica, que tem como característica a redução do fluxo do sangue em alguns locais do corpo, especialmente nos pés.
Esses problemas facilitam o aparecimento de úlceras, como ou sem infecção. Assim sendo, em pacientes diabéticos logo que um ferimento no pé for detectado é necessário tratá-lo rapidamente para evitar complicações maiores que posa, em casos extremos, resultar até mesmo em amputação do local afetado.
Em diabéticos, os pés devem ser observados com frequência em busca de pequenas feridas, áreas avermelhadas, bolhas, alterações nas unhas e mudanças no formato dos pés. Um espelho pode auxiliar na observação da planta dos pés.
ATITUDES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL
Além do tratamento que pode envolver medicações e/ou insulina, há hábitos de vida que devem ser modificados por serem indispensáveis no auxílio do controle da glicemia e, consequentemente, na prevenção de complicações da doença. São eles:
- Exercícios físicos: a prática regular de atividades ajuda na manutenção do peso, aumenta o gasto calórico e diminuiu o nível glicêmico.
- Dieta saudável: boas escolhas alimentares são fundamentais para levar uma vida saudável, entra elas estão:
- Definir horários fixos para as refeições principais e lanches;
- Consumir alimentos com pouca gordura, sal e açúcar;
- Ingerir ao longo do dia frutas, legumes, verduras e alimentos integrais;
- Evitar alimentos que contenham açúcar refinado, como biscoitos, bolos, chocolates e balas:
- Evitar comidas gordurosas como bacon, toucinho, frituras, etc.
- Optar por carnes assadas, cozidas ou grelhadas.