Ter ainda mais qualidade de vida, mesmo depois de descobrir ser portador de uma doença crônica. Foi o que aconteceu com a advogada Susyara Medeiros de Souza, 35 anos, que foi orientada a participar do Grupo de Educação em Saúde em Diabetes, iniciativa do Setor de Promoção da Saúde da Unimed JP, quando descobriu que tinha a doença.
"Confesso que fiz a inscrição no grupo um pouco descrente, achando que teria que ocupar algumas tardes com reuniões, mas mesmo assim fui. Para mim, esse trabalho de promoção da saúde foi uma descoberta; surpreendente, posso dizer. E hoje, mesmo com o diabetes, descobri como viver bem, me cuidar e ter uma vida muito mais saudável", disse.
Manter-se tranquilo ao receber um diagnóstico de diabetes não é fácil, ainda mais quando há falta de informação em relação à doença. O comerciante Pedro Aires, 55 anos, conta que sentiu isso na "pele". "Era completamente leigo sobre a doença. "Hoje brinco que sou PHD no assunto, graças às orientações da equipe da Unimed", explicou. Ele afirma que o segredo para controlar o diabetes é: ter uma boa alimentação, tomar a medicação correta e fazer atividade física.
"Seguindo esse ‘segredinho', não tem mistério não. A doença é controlada. Hoje tenho todas as minhas taxas sob controle", afirmou.
Outra beneficiada com a iniciativa, a autônoma Gerlane Lima, 33 anos, afirma que mudou completamente a sua alimentação depois que participou do Grupo de Educação em Saúde em Diabetes. "É um suporte muito bom esse trabalho da Unimed JP. Mudei meu hábito alimentar, com isso perdi 5kg. Tento seguir as orientações dos profissionais e hoje me sinto muito mais saudável", explica.
O trabalho voltado para ajudar clientes da Unimed JP a controlar o diabetes é um dos pioneiros na região Nordeste. Há dez anos que a Unimed JP mantém a iniciativa que ganhou uma maior dimensão com a instalação do Viver Melhor - Espaço de Saúde e Bem-Estar. O Viver Melhor completou um ano de funcionamento no último dia 29 de agosto. O local oferece toda a estrutura necessária para o desenvolvimentos dos trabalhos de Promoção da Saúde da Unimed JP. (Confira fotos do Viver Melhor, clique aqui).
O GRUPO
Um programa voltado exclusivamente para orientar sobre o controle do diabetes, possibilitando que os clientes com a doença tenham mais qualidade de vida. Esse é o objetivo do Grupo de Educação em Saúde (GES) em Diabetes.
O Grupo de Educação em Saúde em Diabetes (GES em Diabetes) é o primeiro dos programas de Promoção da Saúde em execução. Os outros dois são voltados para quem quer ter uma gestação saudável (GES Materno-Infantil), ou quer manter o peso sob controle (Grupo de Educação em Saúde para Equilíbrio do Peso).
A iniciativa inclui a realização de quatro reuniões durante um mês (uma por semana), onde o diabetes é discutido sob diferentes abordagens por uma equipe multi e interdisciplinar formada por psicólogo, enfermeiro, nutricionista e médico. Cerca de dois meses depois das quatro reuniões iniciais, o grupo volta a se reunir para esclarecimento de alguma dúvida. Além de receber informações de profissionais, os participantes ainda têm a oportunidade de trocar conhecimento com outras pessoas.
Após participar de todas as reuniões, o programa tem continuidade com oficinas que são promovidas para abordar alguma novidade na área ou reforçar as informações já transmitidas nos encontros.
No final do ano é realizado o "Encontrão", onde todos os grupos se encontram para receber novas orientações sobre o controle da doença.
O programa é gratuito. Para participar do GES, o primeiro passo é fazer a inscrição. Ela pode ser feita on line, na seção do Espaço Viver Melhor, no Portal Unimed JP (clique aqui). Todo o mês a Promoção da Saúde abre uma nova turma para o programa.
Os clientes também podem se inscrever pelos telefones 3506-8600 e 3506-8700 ou através do e-mail [email protected]. Outra opção é comparecer, pessoalmente, ao Espaço Viver Melhor, que fica na Avenida Piauí, 445, no Bairro dos Estados. Todas as atividades de promoção da saúde são realizadas no Viver Melhor.
CONTROLE
Dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês) apontam que existem mais de 370 milhões de diabéticos em todo o mundo. A maioria dos casos se refere ao tipo 2 da doença, passível de ser evitado com medidas como o combate a obesidade e o sedentarismo.
Segundo a IDF, há 13,4 milhões de diabéticos no Brasil (tipo 1 e 2). O país ocupa o quarto lugar no mundo em número de casos, ficando atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos, respectivamente. Trata-se de um número alarmante, já que a estimativa era de que teríamos cerca de 12,7 milhões de brasileiros diabéticos somente em 2030.
Mas, é possível conviver com a doença sem sofrer as consequências dos problemas de saúde associados. Para tanto, informação é fundamental. O controle da alimentação e a prática de atividades físicas, por exemplo, são capazes de prevenir e controlar o diabetes tipo 2, responsável por mais de 90% dos casos da doença e único tipo evitável.
TIPOS MAIS COMUNS
Caracterizado pelo excesso de glicose no sangue, o diabetes ocorre quando o pâncreas deixa de produzir insulina ou não produz a quantidade suficiente. Entre os tipos da doença, o 1 e o 2 são os mais conhecidos.
O diabetes tipo 1 é mais frequente em pessoas com menos de 35 anos, mas pode surgir em qualquer idade. Não se sabe ao certo por que as pessoas o desenvolvem.
O tipo 2 é mais comum em adultos. Ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade embora na atualidade se veja com maior frequência em jovens em virtude de maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse.
Para saber mais sobre diabetes, acesse o site do Dia Mundial do Diabetes (clique aqui).
LEIA TAMBÉM:
Grupo de Educação em Saúde ajuda clientes a perder e manter peso
Espaço Viver Melhor completa um ano de funcionamento nesta sexta