• Início
  • Notícias
  • Clientes com diabetes contam com programa gratuito na Unimed JP

Notícias

Clientes com diabetes contam com programa gratuito na Unimed JP

Publicada em 03/10/2012 às 07h

Clientes com diabetes contam com programa gratuito na Unimed JP

Dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês) apontam que mais de 300 milhões de pessoas têm diabetes no mundo. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, o tipo 2 da doença atinge 5,8% das pessoas a partir de 18 anos, o que corresponde a 7,6 milhões. Somados, os tipos 1 e 2 do diabetes atingem 10 milhões de pessoas.

Mas, é possível conviver com a doença sem sofrer as consequências dos problemas de saúde associados. Para tanto, informação é fundamental. O controle da alimentação e a prática de atividades físicas, por exemplo, são capazes de prevenir e controlar o diabetes tipo 2, responsável por mais de 90% dos casos da doença e único tipo evitável.

Na Unimed JP, os clientes contam, sem pagar nada a mais, com um programa voltado exclusivamente para orientar sobre a prevenção e controle do diabetes, possibilitando que tenham mais qualidade de vida. É o UniDia que, entre as ações, tem o Grupo de Educação Terapêutica (GET) em diabetes.

Para participar do GET, o primeiro passo é fazer a inscrição na Secretaria de Promoção da Saúde da Cooperativa. Após isso, o cliente será informado sobre quando as atividades terão início.

Cada turma do GET participa de quatro reuniões, onde recebe orientações e esclarece dúvidas com nutricionista, enfermeira, psicóloga e médico. Uma das grandes vantagens do grupo é, também, a troca de experiências com outras pessoas que têm diabetes. Cerca de três meses depois do quarto encontro, o grupo volta a reunir para discutir pontos que ainda precisem de algum esclarecimento.

Para se inscrever no GET ou para obter mais informações, basta ligar para a Secretaria de Promoção da Saúde da Unimed JP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é 2106-0714.

TIPOS MAIS COMUNS

Caracterizado pelo excesso de glicose no sangue, o diabetes ocorre quando o pâncreas deixa de produzir insulina ou não produz a quantidade suficiente. Entre os tipos da doença, o 1 e o 2 são os mais conhecidos.

O diabetes tipo 1 é mais frequente em pessoas com menos de 35 anos, mas pode surgir em qualquer idade. Não se sabe ao certo por que as pessoas o desenvolvem.

O tipo 2 é mais comum em adultos. Ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade embora na atualidade se veja com maior frequência em jovens em virtude de maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse.

Para saber mais sobre diabetes, acesse o site do Dia Mundial do Diabetes.