Apesar de ainda estar dentro dos padrões considerados normais, a taxa de glicemia da aposentada Giovanda Leite Silva de Aquino subiu de 109 mg/dl para 112 mg/dl. Por conta disso, ela pretende ir a um especialista nos próximos dias para verificar o que está provocando a alta. "Foi um alerta para eu procurar o médico e verificar, em tempo, o que está acontecendo", disse.
A descoberta da alteração na taxa de glicemia de Giovanda Leite só foi possível graças à ação que a Unimed JP realizou das 8h às 17h desta segunda-feira (9) para lembrar o Dia Mundial da Saúde e o Dia do Hospital, comemorados sábado (7). Organizada pela Secretaria de Promoção da Saúde, a ação incluiu a realização do teste de glicemia - importante na prevenção ao diabetes - e a verificação da pressão arterial das pessoas que compareceram à sede da Cooperativa, na Torre.
Giovanda Leite, que é cliente da Unimed JP, considerou a iniciativa "excelente". "Foi uma novidade muito boa. Ações como esta podem alertar muita gente e evitar doenças" comentou ela, destacando que estava com a pressão arterial dentro dos padrões normais.
O funcionário Ybrahin Azevedo também foi atendido pela enfermeira e pela auxiliar de enfermagem da Secretaria de Promoção da Saúde responsáveis pela realização dos exames. Ele disse que há mais de um ano não verificava a pressão arterial e nem lembrava se já havia feito alguma vez o teste de glicemia.
"A idéia da Unimed JP de disponibilizar estes serviços foi muito boa", elogiou Ybrahin, que também é cliente. Ele destacou a comodidade de ir resolver um assunto na sede da Cooperativa e sair do local com mais informações sobre saúde.