Quando o cliente entra no Hospital Unimed JP, toda uma equipe se mobiliza para prestar o melhor atendimento possível. Se ele fica internado, a atenção é redobrada. As ações fazem parte do Programa de Humanização da Cooperativa, lançado oficialmente em julho de 2006 e que reuniu diversas iniciativas que antes ocorriam isoladamente.
Permanentemente, assistentes sociais e psicólogas realizam palestras com parentes de pessoas internadas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital. A idéia é derrubar mitos e medos que, geralmente, angustiam as pessoas nestas situações. "Este trabalho tem uma ótima receptividade, as pessoas ficam muito emocionadas", comentou a gerente de Atendimento ao Cliente, Joseli Medeiros.
O Hospital Unimed JP também disponibiliza acompanhamento psico-social para pessoas que permanecem internadas por um longo período. Para se ter idéia, houve o caso recente de uma paciente que chegou a permanecer um ano e dois meses na instituição. Este acompanhamento ajuda, inclusive, na readaptação à residência quando a pessoa recebe alta hospitalar.
COMEMORAÇÃO E SATISFAÇÃO
No ano passado, o Hospital fez questão de realizar ações nas principais datas comemorativas. No Dia dos Pais, das Mães, das Crianças, do Cliente e na Páscoa as pessoas internadas no Hospital Unimed JP ganharam comemorações especiais.
Algumas delas foram estendidas à Sede, como a recepção especial com violino realizada em 15 de setembro, Dia Nacional do Cliente. "Eu fui tomada por uma emoção, até chorei... Este foi o melhor presente que a Unimed JP poderia ter nos dado", declarou na ocasião a cliente Fátima Oliveira.
E para saber se todos estes projetos estão atendendo às necessidades, o Hospital Unimed JP dá a mão à palmatória. Quando o cliente recebe alta, recebe um questionário para informar se ficou satisfeito com o atendimento ou se deseja alguma melhoria. Todas as sugestões são analisadas pela Gerência de Atendimento ao Cliente para aprimoramento dos serviços.
CRIANÇAS GANHAM ATENÇÃO ESPECIAL
Se para um adulto é difícil a internação em um hospital, para a criança ela se torna ainda mais dolorosa. Por conta disso, o Hospital Unimed JP desenvolve projetos exclusivos para este público.
Desde 10 de outubro de 2005, as crianças contam com verdadeiros parceiros de brincadeiras no Hospital. São os integrantes do grupo Uniamigos da Alegria, formado por funcionários da instituição que, voluntariamente, trabalham para tornar mais confortável a internação das crianças.
Além de brincadeiras, os Uniamigos - caracterizados de palhaços - contam histórias, incentivam a produção de desenhos e pintura e ouvem o que as crianças têm para dizer. Desde a criação, o grupo comemora o Dia das Crianças com este público. No ano passado, também foi festejada a Páscoa.
As crianças contam ainda com uma Sala de Recreação, onde podem brincar, pintar, assistir a televisão, entre outras atividades. Na sede da Unimed JP, também é disponibilizada uma área com esta finalidade para as crianças que acompanham os pais à instituição. A resposta ao trabalho vem com o sorriso dos pequenos pacientes que, pelo jeito, aprovam o trabalho.