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Cliente que convive com paciente suspeito ou com covid é monitorado

Publicada em 05/05/2020 às 07h

O acompanhamento é feito por enfermeiros, capacitados para realizar essa atividade O acompanhamento é feito por enfermeiros, capacitados para realizar essa atividade

Na luta contra a covid-19, quanto maior a prevenção, menores os riscos de disseminação do vírus. Por isso, o cuidado da Unimed João Pessoa vai além do atendimento aos beneficiários que apresentarem sintomas de contágio pelo novo coronavírus.

Sempre que é detectado algum caso suspeito ou confirmado de covid-19 durante o atendimento em uma das unidades da Cooperativa ou através do serviço de teleconsulta, todas as pessoas que convivem com o beneficiário em sua residência, e que também são clientes, estão sendo monitoradas.

Conhecido como “tracking”, esse acompanhamento proporciona atendimento precoce, caso a pessoa que more com o paciente comece a apresentar sintomas. Ao menor sinal de contágio, a equipe da Unimed JP repassa, por telefone, as orientações sobre como agir e sobre os isolamentos domiciliar e social.

O médico Gilvandro Lins, que está coordenando o Projeto Tracking da Unimed JP, disse que esse monitoramento telefônico é uma forma segura e prática de ter contato com os familiares dos pacientes. “Se tratamos mais rapidamente dos sintomas e incentivamos as pessoas a fazerem o isolamento social, conseguimos ajudar no achatamento da curva [de evolução da pandemia], dando mais possibilidade de tratarmos em hospital apenas as pessoas que, realmente, vão precisar desse tipo de atendimento”, explicou.

COMO FUNCIONA 

O acompanhamento da Unimed João Pessoa é feito por enfermeiros capacitados para essa atividade. O atendimento é diferenciado, dependendo de algumas variáveis.

Se os clientes que conviverem com o paciente com confirmação ou suspeita de covid-19 apresentarem sintomas gripais, a equipe da Unimed JP ligará a cada 48 horas para o monitoramento desses sintomas e do quadro geral de saúde. Havendo acentuação de algum sintoma ou piora no quadro geral, esse acompanhamento possibilitará um atendimento mais rápido e assertivo, evitando agravamento.

Quando as pessoas próximas não tiverem nenhum sintoma de síndrome gripal, a ligação do enfermeiro será para orientações sobre a importância do isolamento social.

Caso o paciente com suspeita ou confirmação de covid-19 esteja sendo tratado em casa, a equipe da Unimed JP reforçará as orientações sobre o isolamento domiciliar, garantindo a segurança de todos e evitando a disseminação do vírus.

TELECONSULTA

Os clientes da Unimed JP com sintomas de gripe ou suspeita de contágio pelo novo coronavírus dispõem ainda da facilidade de utilizar a teleconsulta, uma iniciativa que proporciona atendimento seguro, por meio de consulta on line. O serviço pode ser acessado por computadores, notebooks, tablets ou celulares através de um pop up disponibilizado no Portal Unimed João Pessoa.

Ao entrar na página da teleconsulta, o beneficiário ou o responsável preenche um formulário. Feito isso, é direcionado para uma enfermeira, que faz a triagem inicial. A partir daí, poderá ser agendada a consulta on line ou, dependendo da situação de saúde, o cliente será orientado a procurar atendimento presencial no Hospital Alberto Urquiza Wanderley.

O serviço de teleconsulta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30; e aos sábados, das 7h30 às 12h30. O cliente que estiver com dificuldade para acessar o serviço pode ligar para a Central Coronavírus da Unimed JP: 2106-0630.