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Classificação por cores define prioridades no pronto atendimento

Publicada em 02/06/2017 às 07h

Pronto Atendimento do Alberto Urquiza dá prioridade a casos de pacientes mais graves Pronto Atendimento do Alberto Urquiza dá prioridade a casos de pacientes mais graves

Casos mais graves são atendidos com prioridade. Assim é feito o acolhimento dos pacientes que procuram o Pronto Atendimento do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Unimed João Pessoa. Mas, esta escolha não é feita de qualquer maneira. É usado o Protocolo de Manchester, que classifica o paciente de forma criteriosa e científica.

Mesmo em casos de urgência e emergência, há situações que são consideradas mais graves, por isso, usar um sistema de classificação de risco, que permite atender de forma mais rápida, quem precisa de um atendimento mais imediato.

O Protocolo de Manchester é um sistema de classificação de risco, testado e aprovado em vários países. Ele classifica os pacientes por cores, que vão do vermelho ao azul, dependendo das condições clínicas.

Um enfermeiro capacitado verifica pressão arterial, temperatura e fica a par dos sintomas do paciente, então, o sistema classifica o seu "grau" de urgência. Ele então recebe uma pulseira para aguardar o atendimento do médico. Em alguns casos, o atendimento é imediato, mas em outros, é necessário esperar um pouco.

CASOS AMBULATORIAIS

Em situações que não apresentam gravidade, que não sejam de urgência e emergência, o ideal é procurar atendimento em um consultório com seu médico.

No entanto, a Unimed João Pessoa tem ainda o Hospital Moacir Dantas, que dispõe de consultórios e um Ponto Atendimento para situações ambulatoriais; e o Núcleo de Atenção à Saúde - Sul, que faz atendimento ambulatorial em pediatria e clínica geral.

CORES QUE SALVAM VIDAS

Veja abaixo qual o significado das seis cores do Sistema de Classificação de Risco adotado no Hospital Alberto Urquiza Wanderley:

- Vermelho: Emergência

Essa cor indica que o paciente precisa de atendimento imediato por estar com a vida em risco. Paciente normalmente inconsciente.

Tempo máximo para atendimento: 0 minuto.

- Laranja: Muito urgente

O paciente precisa de atendimento o mais rápido possível.

Tempo máximo para atendimento: 10 minutos.

- Amarela: Urgente

O paciente precisa de avaliação. Não é considerada uma emergência, já que possui condições clínicas para aguardar.

Tempo máximo para atendimento: 60 minutos.

- Verde: Pouco urgente

É o caso menos grave, que precisa de atendimento médico, mas pode ser assistido no consultório médico, ambulatoriamente.

Tempo máximo para atendimento: 120 minutos.

- Azul: Não urgente

Esse paciente poderia ser atendido em um consultório médico.

Tempo máximo para atendimento: 240 minutos.