Publicada em 08/05/2006 às 08h59
Uma cirurgia pioneira e de alta complexidade realizada em março do ano passado na Paraíba, no Hospital Unimed JP, foi aprovada recentemente para ser exposta no Congresso Internacional da Confederação Americana de Urologia.
Trata-se de uma nefrectomia radical direita com retirada de trombo tumoral em veia cava inferior em uma pessoa portadora de câncer de rim. O paciente já se recuperou e não apresenta sinais de recorrência da patologia.
Cirurgias deste nível são realizadas, apenas, em centros de grande complexidade a exemplo dos hospitais A.C. Camargo, em São Paulo, e Inca, que tem unidades no Rio e em São Paulo.
EQUIPE MÉDICA
A equipe que realizou a cirurgia foi chefiada pelo urologista Emerson Medeiros, cooperado da Unimed JP, sócio da clínica Urocentro e membro da Sociedade Brasileira de Urologia. "É o Hospital Unimed JP se consolidando como referência na realização de cirurgias de alta complexidade", comemora ele.
O médico contou com o auxílio dos médicos Alexandre Aranha (urologista), Josélia Almeida (cirurgiã vascular), Isaac Axel (cirurgião vascular), Marina Vieira (anestesiologista) e Sérgio Ricardo (anestesiologista).