O Hospital Unimed JP realizou na última quinta-feira (6) mais uma cirurgia inédita na Paraíba. O procedimento, uma artroscopia do tornozelo, permite uma recuperação mais rápida do que as outras cirurgias disponíveis para o mesmo tratamento, além de menores riscos de infecções hospitalares e outras complicações.
De acordo com o ortopedista Felipe Sena, que fez a cirurgia em parceria com o médico José Martinho Pontes, as vantagens desse procedimento são decorrentes de um menor corte feito no paciente. “Na artroscopia são feitas duas mini-incisões, dois cortes menores do que os orifícios do nariz. Isso resulta em uma recuperação mais rápida, menor dor no pós-operatório e menor chance de complicações”, explicou.
O procedimento durou apenas 15 minutos e contou com o acompanhamento da anestesista Socorro Souza. Após a cirurgia, o paciente passou apenas um dia em observação no Hospital Unimed JP.
O paciente beneficiado com a artroscospia, R. R. A. S., 27 anos, se queixava de uma dor persistente no tornozelo após uma torção, que não melhorava com nenhum tratamento. Segundo Felipe Sena, a cirurgia foi bem sucedida e, por conta disso, a previsão de recuperação é de três a quatro semanas.
A artroscopia é indicada nos casos de dor persistente no tornozelo, distensão dos ligamentos e das estruturas que garantem a estabilidade da articulação (entorses), inflamações, artrites, artroses, lesões de cartilagem, entre outros.
HISTÓRIA DE SUCESSO
Desde o seu surgimento há 11 anos, o Hospital Unimed JP tem possibilitado a realização de vários momentos históricos da medicina paraibana. É o caso dos transplantes pioneiros de coração e de fígado (2004) e do nascimento dos primeiros quíntuplos da Paraíba (2003).
Em 2010, a instituição recebeu o certificado de Acreditação Hospitalar, que reconhece a qualidade dos serviços prestados por uma instituição de saúde. Concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o certificado é entregue com muito critério.
Dos cerca de seis mil hospitais do Brasil, apenas 131 são acreditados. Destes, somente 10 estão na Região Nordeste e outros 10 fazem parte do Sistema Unimed. Na Paraíba, só o Hospital Unimed JP tem a certificação.