Publicada em 07/01/2005 às 09h24
A cirurgia de catarata deve ser realizada mais precocemente em pacientes diabéticos do que em pessoas que não sofrem da doença. A medida vai evitar o aparecimento da retinopatia diabética, a segunda causa de cegueira no mundo.
O oftalmologista Luiz Antônio Trigueiro Nóbrega, médico cooperado da Unimed JP, explicou que a catarata é uma das maiores causas de baixa acuidade visual em pacientes diabéticos, com chance de aparecimento 2 a 4 vezes maior do que nos não-diabéticos. "Esta chance aumenta em torno de 15 a 20 vezes em indivíduos mais jovens, aqueles com até 40 anos de idade", alertou.
De acordo com o médico, podem ser encontrados dois tipos de catarata no paciente diabético - a Senil e a Sub-Capsular, também chamada de catarata diabética verdadeira. Luiz Antônio Trigueiro aborda o tema "catarata em pacientes diabéticos" na coluna Unimed Saúde deste domingo (9), na sessão "Consultório Médico". A coluna é publicada nos jornais Correio da Paraíba, O Norte e Jornal da Paraíba.
Uni-Dia
A Unimed João Pessoa mantém um grupo de educação terapêutica voltada para os clientes com diabetes. É a Unidade de Atenção Complementar aos Clientes Diabéticos, o Uni-Dia. A Secretaria de Promoção à Saúde inicia na próxima quarta-feira a série de reuniões com o quarto grupo de clientes a participar do Uni-Dia. Para saber como integrar o programa, basta ligar para o telefone 216-0370.