Todos os anos, morrem na Paraíba 2,5 mil pessoas em consequência dos malefícios causados pelo cigarro. O consumo de derivados do tabaco provoca cerca de 60 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares, pulmonares e o câncer. As que mais matam são infarto do coração, bronquite crônica, enfisema pulmonar, câncer de pulmão. Apesar dos riscos, atualmente, a Paraíba tem 550 mil fumantes.
Para chamar atenção das pessoas sobre os malefícios do cigarro à saúde, a Unimed João Pessoa promoverá ações de conscientização no Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, em parceria com o Comitê Interinstitucional de Controle do Tabagismo.
As atividades serão realizadas na recepção principal da sede da Cooperativa, na Torre, das 9h às 16h. Neste local, uma equipe da Promoção da Saúde da Cooperativa realizará teste de capacidade respiratória em fumantes e não fumantes. O exame, chamado de Espirometria, é simples, rápido e indolor e capaz de detectar a real capacidade respiratória das pessoas.
Os que fizerem o teste e que o resultado for abaixo da média aceitável para o exame serão orientados a procurar um pneumologista. As atividades serão realizadas gratuitamente, em qualquer pessoa, independentemente de serem clientes ou não da Unimed JP.
Além do exame, a Promoção da Saúde da Unimed JP distribuirá material informativo sobre os danos causados pelo cigarro ao organismo.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
A iniciativa da Unimed JP está integrada às ações do Comitê Interinstitucional de Controle do Tabagismo na Paraíba para lembrar o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio. A programação terá início na terça-feira (28), às 20h, com palestras na Clínica Pulmonar, ministradas pela coordenadora do programa de Tabagismo do Instituto do Coração de São Paulo (Incor-SP), Jaqueline Issa, e pelo presidente do Comitê de Tabagismo da Associação Médica da Paraíba (AMPB) e coordenador de Tabagismo da Sociedade Paraibana de Pneumologia e Tisiologia, Sebastião Costa.
No dia 29, às 8h30, no auditório do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), será realizada uma mesa redonda abordando o tema o \"Tabagismo e a mulher\", coma as presenças de Sebastião Costa, Jaqueline Issa e a ginecologista e obstetra Lúcia Maria de Souza Araújo. O debate tem como público-alvo os profissionais das redes estadual e municipal de educação que trabalham com prevenção em saúde. No local, também haverá exposição de banners com imagens impactantes sobre os malefícios do cigarro.
No dia 31, além da ação na Unimed JP, haverá exposição de banners e distribuição de material educativo na Assembleia Legislativa da Paraíba (AL-PB).
UNIÃO DE FORÇAS
O Comitê Interinstitucional de Controle do Tabagismo é formado pela Unimed João Pessoa, Associação Médica da Paraíba (AMPB), Sociedade Paraibana de Pneumologia e Tisiologia, Sociedade de Cardiologia da Paraíba, Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), entre outras instituições.