• Início
  • Notícias
  • Cigarro mata 2,5 mil pessoas todos os anos no estado da Paraíba

Notícias

Cigarro mata 2,5 mil pessoas todos os anos no estado da Paraíba

Publicada em 13/03/2013 às 15h

Consumo de derivados do tabaco provoca cerca de 56 doenças diferentes Consumo de derivados do tabaco provoca cerca de 56 doenças diferentes

Todos os anos, morrem na Paraíba 2,5 mil pessoas em consequência dos malefícios causados pelo cigarro. O consumo de derivados do tabaco provoca cerca de 56 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares, pulmonares e o câncer. As que mais matam são infarto do coração, bronquite crônica, enfisema pulmonar, câncer de pulmão. Mesmo assim, atualmente, a Paraíba tem 550 mil fumantes.

Para chamar atenção das pessoas sobre os malefícios do cigarro à saúde foi instituído o Dia Estadual de Combate ao Tabagismo, comemorado nesta sexta-feira, dia 15 de março. Na Unimed JP haverá distribuição de material educativo para os clientes que comparecerem à sede da Cooperativa, das 8h às 12h.

No mesmo dia, o Comitê Estadual de Combate ao Tabagismo vai realizar várias atividades no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU). Neste local, durante manhã, das 8h às 12h, será montada uma tenda, onde haverá avaliação da capacidade pulmonar das pessoas, distribuição de material informativo e realização de teste para medir a dosagem do monóxido de carbono respirado em fumantes e ex fumantes.

As ações do Dia Estadual de Combate ao Tabagismo contam com o apoio da Unimed JP,das secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Associação Médica da Paraíba (AM-PB), Sociedade de Pneumologia do Estado da Paraíba, entre outros parceiros.