• Início
  • Notícias
  • Cigarro é responsável por 30% dos infartos e 85% das doenças no pulmão

Notícias

Cigarro é responsável por 30% dos infartos e 85% das doenças no pulmão

Publicada em 02/06/2009 às 16h07

Funcionários e cooperados discutiram sobre os malefícios causados pelo fumo Funcionários e cooperados discutiram sobre os malefícios causados pelo fumo

Você sabia que uma pessoa que fuma 20 cigarros por dia tem 98% de células propensas ao câncer? Segundo o pneumologista Sebastião Costa, além disso, o cigarro é responsável por 30% dos casos de infarto do miocárdio, 85% das doenças pulmonares e a cada 100 casos diagnosticados de câncer no pulmão, 90 estão relacionados ao consumo da droga.

Ele, que ministrou uma palestra sobre o assunto para os colaboradores e médicos cooperados da Unimed JP, na manhã de ontem, afirmou que o cigarro também pode causar morte súbita, impotência sexual no homem, aneurismas arteriais, trombose vascular, úlcera do trato digestivo, refluxo gastroesofágico, infecções respiratório, entre inúmeros outros problemas.

Mesmo diante dos males provocados pelo fumo, aparecem cerca de 5 milhões de novos fumantes todos os anos. E a causa disso, está na sensação de bem-estar e prazer fugaz que a nicotina provoca nos fumantes. “Por isso é tão difícil para os fumantes deixar o vício”, explicou Sebastião Costa.

Sendo assim, de que forma o viciado pode dar o primeiro passo para se livrar do vício? “Existem inúmeros métodos para parar de fumar, como acupuntura, hipnose, e medicamentos, mas aconselho o método comportamental, pois o ato de parar de fumar é contagioso”, complementou o pneumologista. 

O método é tão eficaz que está sendo estudada a possibilidade de sua implantação na Unimed JP. “Queremos trazer para a Unimed esse método. Formar grupos, de 10 a 15 fumantes, para que através de um acompanhamento de uma equipe multiprofissional - composta por médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social e nutricionista – ajude as pessoas a largarem o vício”, finalizou.

ABERTURA

O evento, realizado no auditório do Hospital Unimed JP, foi iniciado às 15h30 pelo diretor do Hospital Unimed JP, Fábio Rocha; pelo secretário de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano da Cooperativa, André Pacceli; e pelo coordenador de Promoção da Saúde, Garibaldi Muniz.

Durante seu pronunciamento, Fábio Rocha afirmou que largar o vício é a melhor opção para quem quer viver com saúde. Já o médico André Pacelli comemorou o fato de nos últimos anos existir uma maior conscientização para o abandono do cigarro, causador de patologias, como o câncer.

O coordenador Garibaldi Muniz elogiou a iniciativa da Cooperativa em promover um evento para motivar o fim do vício. “Nós estamos cuidando de vocês, pois entendemos que são peças importantes na nossa Cooperativa”, disse.

A palestra, que faz parte das ações de responsabilidade social da Unimed João Pessoa, foi promovida pela Coordenação de Promoção da Saúde com o objetivo de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados.