Você sabia que uma pessoa que fuma 20 cigarros por dia tem 98% de células propensas ao câncer? Pois é. Além disso, o cigarro é responsável por 30% dos casos de infarto do miocárdio, 85% das doenças pulmonares e a cada 100 casos diagnosticados de câncer no pulmão, 90 estão relacionados ao consumo da droga.
Mesmo diante dos males provocados pelo fumo, aparecem cerca de cinco milhões de novos fumantes todos os anos. E a causa disso está na sensação de bem-estar e prazer fugaz que a nicotina provoca nos fumantes. “Por isso é tão difícil para os fumantes deixar o vício”, explicou o pneumologista Sebastião Costa.
Ele, que ministrará duas palestras sobre o assunto no 1º Encontro Unimed de Controle do Tabagismo, no próximo dia 19, afirmou que o cigarro também pode causar morte súbita, impotência sexual no homem, aneurismas arteriais, trombose vascular, úlcera do trato digestivo, refluxo gastroesofágico, infecções respiratório, entre inúmeros outros problemas.
O evento, que tem como público-alvo clientes e não clientes da Unimed JP, será realizado das 7h30 às 13h, no auditório do Hotel Ouro Branco. Os interessados em participar, devem ligar para a Coordenação de Promoção da Saúde e confirmar presença. O número é 2106-0714.
Confira, abaixo, os temas das palestras:
Palestra “Tabagismo na Adolescência” – Ministrante: Gilvan da Cruz Araújo (pediatra)
Palestra “Tabagismo Passivo” – Ministrante: Sebastião Costa (pneumologista)
Palestra “Ambientes Livres de Cigarro” – Ministrante: Jorge Molina (coordenador do Programa de Tabagismo da Agência Estadual de Vigilância Sanitária – Agevisa)
Palestra “Entendendo o Tabagismo como Dependência/ Fatores Dificultadores da Cessação do Tabagismo” – Ministrante: Frederico Almeida (psicólogo)
Palestra “Doenças Tabaco-Relacionadas e Mortalidade e tratamento do Tabagismo” – Ministrante: Sebastião Costa (pneumologista)