• Início
  • Notícias
  • Ciência confirma que manter uma boa relação amorosa faz bem à saúde

Notícias

Ciência confirma que manter uma boa relação amorosa faz bem à saúde

Publicada em 12/06/2011 às 00h

É preciso dispensar alguns momentos para o namoro e para atividades a dois É preciso dispensar alguns momentos para o namoro e para atividades a dois

Ao contrário dos movimentos que pregam as relações sem compromisso, uma corrente da ciência destaca os benefícios de dar e receber afeto. Os especialistas apontam que o bem-estar proporcionado por uma união de cumplicidade diminui o estresse, melhora o sistema imunológico e ainda garante mais disposição para as atividades diárias.

Para se ter uma vida equilibrada, é preciso dispensar alguns momentos para o namoro, mesmo com as atribuições da rotina profissional e outras atividades mais relacionadas aos cuidados com os filhos e administração da casa. É como diz o ditado: “há tempo para tudo”.

Muitos estudos apontam que o afeto traz benefícios tanto à saúde física quanto à mental. Uma pesquisa realizada por uma equipe de neurocientistas da Universidade de Virgínia, nos EUA, indica que um simples toque da pessoa amada pode reduzir as reações de estresse do organismo, pois diminui a atividade dos hormônios relacionados ao estresse, melhorando, até mesmo, a capacidade de reação do sistema imunológico.

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a sexualidade saudável como um dos quatro principais indicadores de qualidade de vida de uma população, pois aumenta a autoestima, refletindo numa maior carga de energia e determinação. Por isso, "namorar é saúde".