Frequentemente chamado de “inimigo oculto”, o glaucoma atinge mais um milhão de brasileiros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Só na Paraíba, por exemplo, mais de 2 mil novos casos são diagnosticados todos os anos.
Para chamar a atenção da população para a importância da prevenção e do combate à doença, principal causa de cegueira irreversível no mundo, a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e a Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma (ABRAG) decidiram instituir o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma (26 de maio).
Embora o dia tenha sido lembrado nessa terça-feira (26) em vários estados do País, em João Pessoa as atividades serão realizadas neste sábado (29), com a distribuição de panfletos e testes de glicemia e de verificação de pressão arterial, em todas as pessoas que passarem pelo Busto de Tamandaré entre 6h às 10h.
A ação será promovida pela Sociedade de Oftalmologia da Paraíba, em parceria com a Coordenação de Promoção da Saúde da Unimed JP, que tem como prioridade a realização de atividades que possibilitem a melhoria da qualidade de vida da população.
Ocasionada por uma alteração na produção e ou na drenagem do líquido que se localiza no interior de nossos olhos, denominado humor aquoso, o que faz aumentar a pressão no olho e danifica inicialmente o nervo óptico, podendo levar à cegueira. O importante para combater é o diagnóstico precoce, pois assim o tratamento pode ser mais breve e evitar maiores danos à saúde ocular.
A doença pode ser causada por um bloqueio gradual no canal ocular que normalmente drena o excesso de líquido do olho e pode se desenvolver em qualquer pessoa, sendo mais comum naquelas que têm histórico familiar da doença e acima dos 40 anos de idade.