Publicada em 26/08/2006 às 09h20
Crianças menores de cinco anos de todo o Brasil devem retornar neste sábado (26) aos postos de vacinação para receber a segunda dose da vacina contra a poliomielite. Em João Pessoa, a meta é imunizar 95% das crianças nesta faixa etária, o que compreende mais de 58 mil.
Para tanto, 210 postos estarão atendendo hoje, "Dia D" da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em 2006, na Capital. Um deles funcionará no Hospital Unimed JP, que ficará aberto das 8h às 17h para atender, gratuitamente, as crianças, mesmo que não tenham o plano de saúde da Cooperativa.
A segunda etapa da campanha tem como slogan "O seu filho quer a segunda dose da sua atenção". No Posto do Hospital Unimed JP, além de serem imunizadas contra a doença, as crianças ganharão pirulitos e balões. A idéia é tornar mais atrativa a vacinação. Os pais ou responsáveis não podem esquecer de levar a carteira de vacina ao se dirigirem ao local.
RECOMENDAÇÃO
A recomendação é que sejam vacinadas todas as crianças na faixa etária da campanha. A restrição existe apenas para aquelas com imunodeficiência congênita ou adquirida e em casos de tratamentos com corticosteróides por mais de duas semanas.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil e pólio, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, que pode provocar seqüelas permanentes ou levar à morte. O único reservatório da poliomielite é o homem. O vírus se instala e se multiplica no tubo digestivo e logo pode se manifestar, invadindo o sistema nervoso central e atacando as células motoras. O mais comum é apresentar deficiências nos membros inferiores, como flacidez muscular. O principal objetivo da vacinação é manter erradicada a doença no território brasileiro.
A campanha é promovida pelo Ministério da Saúde com o apoio das secretarias estaduais e municipais da saúde e instituições parceiras. Na Unimed JP, a coordenação está sob a responsabilidade da Secretaria de Promoção da Saúde. (Com informações da Secretaria de Saúde de João Pessoa)