O cigarro tem cerca de 4.700 substâncias tóxicas. A maioria delas é cancerígena e tem alto poder de dependência. A informação é preocupante, ainda mais quando 90% dos consumidores estão na faixa etária de 12 a 19 anos.
Para o pneumologista Sebastião Costa, que abordou o assunto na Coluna Unimed Saúde de domingo (23), esses jovens iniciam o consumo do cigarro para mostrar aos amigos que são adultos, viris e bem-sucedidos. Por isso, é tão difícil convencer um adolescente a parar de fumar. “O jovem jamais vai absorver a ideia de que possa daqui a 15 ou 20 anos desenvolver um câncer de pulmão ou infarto do miocárdio”, afirmou.
Outra dificuldade para o convencimento, segundo o médico, é que os sintomas do tabagismo (pigarro, tosse, cansaço fácil...) só começam a surgir depois de 10 anos de dependência.
O artigo completo do médico Sebastião Costa está disponível no Portal Unimed JP, na seção Espaço Saúde, na parte inferior-direita. CLIQUE AQUI para ter acesso ao texto.
CONSCIENTIZAÇÃO
Para alertar as pessoas sobre os malefícios causados pelo consumo do cigarro, a Unimed João Pessoa, a Associação Médica da Paraíba (AMPB) e a Sociedade de Pneumologia da Paraíba estão organizando uma programação especial para o próximo sábado (29), Dia Nacional de Combate ao Tabagismo.
A ação, que conta com o apoio da Secretaria da Educação de João Pessoa, será realizada no Busto de Tamandaré, na divisa entre as praias de Tambaú e Cabo Branco. O local será ambientado com faixas alertando para a importância do combate ao tabagismo.
A programação terá início às 8 horas e deverá se estender até o final da manhã, com a distribuição de material informativo. Na abertura, haverá apresentações musicais de dois grupos de alunos da rede pública de João Pessoa: Coral da Paz, da Escola Municipal Leônidas Santiago, e Banda de Música da Escola Municipal Índio Piragibe.
Na Unimed JP, a coordenação da atividade está sob a responsabilidade da Coordenação de Promoção da Saúde, ligada à Secretaria de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano.