• Início
  • Notícias
  • Cerca de 80% da população no mundo sofre com as dores nas costas

Notícias

Cerca de 80% da população no mundo sofre com as dores nas costas

Publicada em 10/09/2009 às 09h03

Você já terminou seu expediente com aquela dorzinha nas costas? Se sua resposta for sim, saiba que não é o único. Cada vez mais comum na vida moderna, dor nas costas é um problema que atinge 80% da população do mundo. Afeta, principalmente, quem levanta peso, vive preocupado e com fadiga muscular.

Porém, o que muitos não sabem é que a dor nas costas pode não ser apenas o reflexo de um dia estressante, mas um alarme que o corpo já não aguenta mais tanta má postura.

Sentar-se de forma errada, com corpo inclinado e permanecer assim por muito tempo pode provocar lesões na coluna e dar origem a doenças com nomes complicados: escoliose, lordose e cifose, desvios acentuados na coluna que provocam dor e deformidades. Eles podem ser herdados dos pais ou adquiridos pela má postura. Porém, todos são implacáveis: se não tratados causam danos irreversíveis.

Há muito tempo que cuidar da postura deixou de ser uma simples orientação ou regra de boas maneiras e virou um método preventivo de graves males. Quase todo mundo corre o risco de ter problemas de coluna.

ATITUDES ERRADAS

Causas e agravantes estão por todo lado: condições inadequadas de trabalho; manuseio, levantamento e carregamento de peso; posturas incorretas; estresse e tensão muscular são algumas delas. Quem está acima do peso sofre ainda mais. Os “quilinhos” extras pressionam e provocam dores insuportáveis na coluna.

Além de manter uma boa postura, fazer caminhadas e alongamentos são atitudes que promovem a saúde e ajudam a combater essas lesões. Muitas pessoas são acometidas de dores nas costas e só depois de algum tempo percebem que sua postura estava errada.

Prestar atenção com a altura certa das cadeiras, das bancadas, dos maquinários, praticar atividade física e manter a coluna ereta o tempo todo são formas de evitar dores no futuro.