• Início
  • Notícias
  • Cerca de 20 milhões de brasileiros sofrem de azia; veja mitos

Notícias

Cerca de 20 milhões de brasileiros sofrem de azia; veja mitos

Publicada em 30/01/2014 às 07h

Exagerar nas refeições não é bom para quem têm azia; estômago fica superlotado Exagerar nas refeições não é bom para quem têm azia; estômago fica superlotado

Mais de 20 milhões de brasileiros adultos sofrem de azia, segundo estudo publicado pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Isso corresponde a 15% da população brasileira acima dos 20 anos, de acordo com dados de 2013 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Queimação no trajeto do esôfago e gosto ácido na boca são os sintomas mais comuns da azia. Mas também podem surgir outros sintomas, como crises de asma noturna, tosse e até dores no peito que às vezes podem parecer o início de um ataque cardíaco.

De acordo com especialistas, a azia é causada, muitas vezes, pelo retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago. Esse refluxo é causado pelo mau funcionamento do esfíncter, uma espécie de válvula que se abre para o alimento passar do esôfago para o estômago, fechando-se em seguida. Quando ele não funciona direito, o conteúdo ácido pode escapar do estômago, causando a típica sensação de queimação.

Se não for tratado, esse refluxo pode causar problemas mais sérios, como ulcerações no esôfago, diminuição do diâmetro esofágico causada por cicatrização de úlceras e o chamado esôfago de Barrett, caracterizado por alterações específicas da mucosa do esôfago e aumento da probabilidade de câncer.

MITOS E VERDADES

Conheça alguns mitos e verdades sobre a azia:

- Comer muito causa azia. VERDADE: exagerar nas refeições não é nada bom para quem sofre de azia. Quanto maior o volume de alimentos ingeridos de uma vez, maior será o risco que o suco gástrico atinja o esôfago, já que estômago estará superlotado

- Leite ajuda a aliviar os sintomas da azia. PARCIALMENTE VERDADE: no momento da crise, beber leite, uma substância alcalina, tem o poder de tamponar o ácido e melhorar a azia. Em outras palavras, o leite é capaz de combater o efeito agressor do ácido. Mas apenas momentaneamente.

- Fumar pode causar azia. VERDADE: fumar aumenta o risco de sentir azia. Isso porque é uma substância que funciona como irritante da mucosa gástrica e, portanto, aumenta a produção do ácido do estômago e as probabilidades de refluxo.

- Consumir bebidas alcoólicas não piora a azia. MITO: o consumo de bebidas alcoólicas não é recomendado para quem sofre de azia. O álcool atua relaxando a válvula que impede que o conteúdo do estômago suba para o esôfago. Assim, esta substância pode levar o indivíduo a ter azia.

- Comer muito chocolate pode engatilhar uma crise de azia. VERDADE: chocolate é um dos alimentos que devem ser evitados por quem sofre de azia.

- Elevar a cabeceira da cama ajuda a evitar a azia. PARCIALMENTE VERDADE: elevar a cabeceira da cama 15 ou 20 centímetros pode dificultar a subida de suco gástrico pelo esôfago. Mas isso é mais recomendado para portadores de Doença do Refluxo Gastroesofágico que têm episódios de sufocação noturna

- Deitar após as refeições evita azia. MITO: apesar do sono que bate logo depois do almoço, quem sofre de azia deve evitar deitar-se após uma refeição. Fazer isso deixa o corpo em uma posição que facilita o refluxo dos ácidos digestivos que provocam a azia.

- Uso de antiácidos melhora os sintomas da azia. VERDADE: uso de antiácidos ajuda a aliviar os sintomas da azia, neutralizando o ácido do estômago. No entanto, existem medicamentos mais efetivos.

- Estresse agrava a azia. VERDADE: estresse não apenas pode agravar a sensação de azia, como também deflagrá-la.