Estudo da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso) mostrou que, após a menopausa, uma em cada três brasileiras vai desenvolver osteoporose, doença que enfraquece os ossos. Entre a população masculina com mais de 65 anos, a frequência da osteoporose é de apenas 10%. De acordo com a Abrasso, cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem com o problema.
Apesar do alto percentual entre as mulheres, apenas 39% delas, com mais de 45 anos, já fizeram algum exame para detectar a doença. Uma das principais formas de detecção da osteoporose é a densitometria óssea, exame que mede a densidade mineral óssea e a compara com padrões para idade e sexo. O ideal é que seja feita logo após o início da menopausa.
Por ser uma doença que não causa dor, muitas vezes o diagnóstico é feito somente após a primeira fratura, provocada pela fragilidade dos ossos.
PREVENÇÃO
A prevenção da osteoporose deve começar na infância, por meio de uma alimentação equilibrada e rica em cálcio, presente, principalmente, em leite e derivados. A quantidade necessária de consumo de leite e derivados, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), tem que ser pelo menos três porções diárias. A Abrasso aponta que 90% das mulheres não consomem a quantidade de cálcio recomendada.
A atividade física também é uma das principais formas de combate à doença. O exercício físico auxilia a renovação celular dos ossos, tornando-os mais fortes e menos suscetíveis a fraturas.
Fonte: Agência Brasil