• Início
  • Notícias
  • Central Nacional reconhece padrão de qualidade do Hospital Unimed JP

Notícias

Central Nacional reconhece padrão de qualidade do Hospital Unimed JP

Publicada em 11/05/2011 às 00h

Presidente Aucélio Gusmão e diretores do Hospital José Calixto e Fábio Rocha Presidente Aucélio Gusmão e diretores do Hospital José Calixto e Fábio Rocha

O Hospital Unimed JP foi homenageado por ter conquistado a Acreditação, um certificado de qualidade do setor hospitalar. A homenagem, feita pela Central Nacional Unimed (CNU) - que é a operadora nacional dos planos de saúde Unimed - ocorreu durante o Encontro Nacional Unimed de Recursos e Serviços Próprios.

O evento foi realizado pela CNU nos dias 4, 5 e 6 de maio, no Novotel São Paulo Center Norte, em São Paulo. Ele teve como finalidade promover as boas práticas voltadas ao desenvolvimento da rede de recursos e serviços que carregam a marca Unimed.

O Hospital Unimed JP é o único da Paraíba que tem o certificado de Acreditação. A sessão solene realizada para homenagear a instituição e os outros hospitais da rede de recursos próprios do Sistema Unimed que obtiveram a Acreditação em 2010 ocorreu no dia 4 durante a abertura oficial do encontro.

A solenidade contou com a presença do presidente da Unimed João Pessoa, Aucélio Melo de Gusmão, do diretor-geral do Hospital, Fábio Rocha, e do gestor assistencial, José Calixto da Silva Filho, que receberam uma placa com o registro da homenagem. Nela, a Central Nacional Unimed destaca que se trata de um reconhecimento ao Hospital Unimed JP pela excelência na prestação de serviços e por tornar a Unimed sinônimo de qualidade.

No dia seguinte, o presidente da Unimed JP, Aucélio Melo de Gusmão, que também é diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed do Brasil, participou de uma mesa-redonda com o tema “Acreditação Hospitalar: Análise crítica do antes e depois da certificação”.

O Encontro Nacional Unimed de Recursos e Serviços Próprios teve como público-alvo gestores de recursos e serviços próprios do Sistema Unimed e profissionais das áreas de enfermagem, farmácia hospitalar e nutrição.

ATESTADO DE QUALIDADE

O Hospital Unimed JP é o único da Paraíba com padrão de qualidade reconhecido, após rigorosa avaliação, pela Organização Nacional da Acreditação (ONA). No Nordeste, apenas 10 hospitais possuem o certificado de Acreditação Hospitalar.

Para obter a certificação, uma série de mudanças foram implementadas. O processo de certificação do Hospital Unimed JP durou cerca de dois anos e teve início com um diagnóstico organizacional contendo oportunidades de melhoria na instituição, de acordo com as normas da ONA.

Em seguida, foi elaborado um programa de capacitação de lideranças e sensibilização de colaboradores e do corpo clínico sobre a importância da Acreditação. O passo seguinte foi a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, com foco na segurança do paciente, através do desenvolvimento de várias atividades, tais como padronização de documentação, criação de comissões obrigatórias, definição dos indicadores de qualidade, implantação do gerenciamento de riscos, notificação e tratamento de não-conformidades, entre outros.

O resultado de todo esse trabalho, a obtenção do certificado de Acreditação, em nível 1, foi anunciado no dia 10 de dezembro do ano passado pela equipe de avaliação do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), instituição certificadora associada à Organização Nacional de Acreditação (ONA).

A Acreditação Hospitalar é um processo contínuo. Para garantir o padrão de qualidade, periodicamente, a equipe certificadora fará novas avaliações na instituição. Nenhuma instituição hospitalar é obrigada a ter a certificação. O empenho da Unimed JP em conquistá-la mostra o compromisso da instituição em oferecer um serviço de qualidade.

MAIS SEGURANÇA

A instituição que possui o certificado de Acreditação Hospitalar oferece maior segurança aos pacientes e aos colaboradores. Isso porque para receber a certificação é necessário que o hospital passe por um processo de avaliação externa, levando em consideração a qualidade do serviço e a segurança do paciente.

Essa certificação, de caráter voluntário, é concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma entidade não-governamental, que tem como missão promover o aprimoramento da qualidade da assistência à saúde no país, tomando como base valores como credibilidade, qualidade e ética.

Dirigida por um Conselho de Administração, a ONA conta com a parceria do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Oito instituições acreditadoras credenciadas à ONA são responsáveis por realizar as avaliações nos hospitais que se submetem ao processo de Acreditação, em nível nacional.

POUCOS HOSPITAIS

Apesar de muitas instituições buscarem a Acreditação, ainda é muito pequena a quantidade de hospitais certificados. Dos 6,5 mil hospitais públicos e privados existentes no País, apenas 131 são acreditados.

Entre as vantagens do processo destaca-se o permanente aprimoramento institucional; a constante busca por maior eficiência e efetividade do atendimento; e a racionalização de recursos humanos, financeiros e tecnológicos. Além disso, um hospital acreditado demonstra que é bem administrado, confiável, com redução dos desperdícios, o que o torna, também, mais “saudável” financeiramente.