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Casos de urgência e emergência têm prioridade no PA do Hospital

Publicada em 18/09/2015 às 07h

A prioridade no atendimento do Pronto Atendimento é para pessoas mais necessitadas A prioridade no atendimento do Pronto Atendimento é para pessoas mais necessitadas

Imagine a seguinte situação: duas pessoas estão precisando de sua ajuda e você vai atender a ambas. Mas, uma delas se encontra em situação mais crítica. Quem você ajudaria primeiro? Certamente, sua resposta será que, prioritariamente, você ajudará a mais necessitada e, em seguida, a outra.

Esse princípio de escolha é o mesmo utilizado para definir as prioridades no Pronto Atendimento (PA), setor de urgência e emergência, do Hospital Alberto Urquiza Wanderley. Só que no PA tudo é feito de forma ainda mais criteriosa e científica, utilizando um modelo testado e aprovado em vários países: o Protocolo de Manchester, que é o que se chama, nos serviços de urgência e emergência hospitalares, de sistema de classificação de risco.

Por isso, no Hospital Alberto Urquiza, é atendido primeiro quem está com condições clínicas mais críticas. Um enfermeiro capacitado verifica pressão arterial, temperatura e fica a par dos sintomas do paciente, então, o sistema classifica o seu “grau” de urgência.

Ele então recebe uma pulseira para aguardar o atendimento do médico. As pulseiras têm cores diferentes, dependendo da gravidade do caso, indo de vermelha até a branca. Em alguns casos, o atendimento é imediato, mas em outros, é necessário esperar um pouco.

CASOS AMBULATORIAIS

Em situações que não apresentam gravidade, que não sejam de urgência e emergência, o ideal é procurar atendimento em um consultório ou com seu médico de confiança. No entanto, a Unimed João Pessoa tem ainda o Hospital Moacir Dantas, que dispõe de consultórios e um Ponto Atendimento para situações ambulatoriais.

O Hospital Moacir Dantas fica na Avenida Beira Rio, número 1338, bem próximo ao Hospital Alberto Urquiza Wanderley e funciona de 7h às 18h de segunda à sexta e das 7h às 13h no sábado.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA?

Uma situação de urgência é aquela que requer assistência médica imediata, com ou sem risco potencial de morte. Quando há ameaça iminente à vida ou sofrimento intenso, havendo necessidade de tratamento médico imediato, trata-se de uma emergência.

CORES QUE SALVAM VIDAS

Veja abaixo qual o significado das seis cores do Sistema de Classificação de Risco adotado no Hospital Alberto Urquiza Wanderley:

- Vermelho: Emergência

Essa cor indica que o paciente precisa de atendimento imediato por estar com a vida em risco. Paciente normalmente inconsciente.

Tempo máximo para atendimento: 0 minuto.

- Laranja: Muito urgente

O paciente precisa de atendimento o mais rápido possível.

Tempo máximo para atendimento: 10 minutos.

- Amarela: Urgente

O paciente precisa de avaliação. Não é considerada uma emergência, já que possui condições clínicas para aguardar.

Tempo máximo para atendimento: 60 minutos.

- Verde: Pouco urgente

É o caso menos grave, que precisa de atendimento médico, mas pode ser assistido no consultório médico, ambulatoriamente.

Tempo máximo para atendimento: 120 minutos.

- Azul: Não urgente

Esse paciente poderia ser atendido em um consultório médico.

Tempo máximo para atendimento: 240 minutos.