Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os casos de diabetes, doença que atualmente afeta cerca de 250 milhões de pessoas no mundo, dobrarão até 2030 se não forem adotadas medidas.
O diabetes causa 5% das mortes anuais no mundo e pelo menos 80% das pessoas afetadas vivem nos países de renda baixa e média. Nessas nações, a maioria dos doentes tem entre 45 e 64 anos.
Segundo o endocrinologista, Ednardo Parente, uma má alimentação e a obesidade são dois fatores importantes nesta doença. Ele abordará o assunto durante o 1º Simpósio sobre Diabetes. O evento, que tem como público-alvo estudantes e profissionais da área de saúde, será realizado no próximo dia 18, das 7h30 às 13h, no Shopping Sebrae, no Bairro dos Estados.
O simpósio, cujo tema será “A equipe interdisciplinar no cuidado à pessoa diabética”, tem como finalidade discutir formas de melhor tratar o diabetes, mostrando que o portador da doença pode viver com saúde e com maior qualidade de vida, desde que sejam tomados alguns cuidados.