A dengue é um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil. As chuvas de verão aumentam o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, doença infecciosa que pode levar à morte.
Os principais sintomas da doença são dor de cabeça, febre com duração de até sete dias, dor atrás dos olhos, náusea, dores musculares, dores nas articulações, cansaço e vermelhidão no corpo.
Dependendo do caso, a dengue pode evoluir para o tipo hemorrágico, causando sangramentos internos que elevam o risco de morte.
Por isso é preciso intensificar o combate e eliminar o mais rápido possível os focos de criação do mosquito para que a situação não piore. A melhor maneira de se proteger contra a dengue é impendindo a reprodução do mosquito transmissor. Ou seja, a luta contra a dengue está em nossas mãos, basta tomar algumas atitudes simples no dia a dia.
DICAS:
-Elimine todos os locais onde a água da chuva possa se acumular e ficar parada , como por exemplo, baldes, pneus, garrafas, latas e até mesmo plantas. Faça um "raio x" no seu quintal e certifique-se de que não tem nenhum recipiente dando sopa para o mosquito;
-Coloque telas nas janelas e portas para evitar mosquitos dentro de casa;
-Passe repelente no corpo, inclusive nas orelhas;
-Quando for em locais com muito mato, utilize roupas que cubram o corpo todo;
- Fique longe dos locais com água parada, mesmo que limpa, como em rios e lagos;
Com informações da Unimed Londrina