• Início
  • Notícias
  • Casa da Paz Maria de Nazaré devolve a crianças o direito de sonhar

Notícias

Casa da Paz Maria de Nazaré devolve a crianças o direito de sonhar

Publicada em 19/06/2009 às 09h43

Casa da Paz Maria de Nazaré abriga 28 crianças, que recebem amor e proteção Casa da Paz Maria de Nazaré abriga 28 crianças, que recebem amor e proteção

Basta tocar no assunto para os olhos encherem de lágrimas. Aos 14 anos, a jovem A.R.X.conta que já foi vítima de vários episódios de violência. Começou a ser abusada sexualmente aos dois anos de idade e já perdeu a conta das agressões que sofreu. O semblante abatido e a tristeza na voz revelam a vida difícil da menina, que passou parte da infância morando na rua.

“Minha mãe arrumava namorados e eles ‘buliam’ comigo. Nunca conheci meu pai e passava mais tempo na rua que em casa. Minha mãe se envolveu com drogas e foi presa. Acabei indo morar com minha avó. Mas meu tio abusou de mim durante oito meses. Vivia pedindo a Deus que me tirasse daquele sofrimento. E Ele me ouviu”, diz, emocionada.

A adolescente saiu da casa da avó e passou a viver mais uma vez pelas ruas. Há pouco mais de um ano, encontra-se em segurança: foi recolhida pelo Conselho Tutelar e levada à Casa da Paz Maria de Nazaré, um abrigo católico para menores de idade em situação de risco, dirigido por irmãs de caridade.

Além da adolescente, a entidade abriga 28 crianças que têm histórias parecidas. Lá, recebem atendimento psicológico e social de voluntários, proteção e tentam superar os traumas à base das orações e do amor.

A maioria das crianças e adolescentes veio do interior do Estado e foi socorrida pelo Conselho Tutelar quando vivia em meio a um pesadelo. Drogas, maus tratos, pais negligentes e abuso sexual fizeram parte da vida de muitos dos pequeninos que, na Casa da Paz, ganharam uma nova chance de sonhar com um futuro melhor.

PALAVRA DE DEUS

Quando decidiu criar um abrigo para crianças e adolescentes em situação de risco, a diretora da Casa da Paz Maria de Nazaré, Edvânia Marinho, sabia que a missão não seria fácil. De formação católica, ela conta que pôs o plano em ação confiando plenamente no provimento divino.

Tudo começou em novembro de 1998, quando a religiosa, ao lado de mais cinco irmãs da Igreja Católica, começou a oferecer sopa e pão a mendigos e pedintes de algumas áreas do Centro de João Pessoa. Os principais beneficiados eram as famílias que viviam recolhendo restos de comida no antigo Lixão do Roger.

Além de alimentos, o trabalho tinha o objetivo de levar a palavra de Deus aos necessitados. “Usávamos o sopão para falar do amor de Deus e convidar as pessoas para rezar, porque a Bíblia diz que o homem precisa do alimento físico e do alimento espiritual”, destaca Edvânia.

EXEMPLO DE AMOR

Em 1999, as irmãs de caridade alugaram uma casa simples no bairro de Mangabeira para cozinhar o sopão. O imóvel servia apenas para guardar os utensílios usados na ação de evangelização até que uma garota de programa apareceu com o filho nos braços pedindo ajuda. As irmãs acolheram a moça e tiveram que vir morar na casa para prestar assistência à criança. Algum tempo depois, surgiu outra mulher grávida e também desamparada que recebeu apoio na casa.

Começava ali o trabalho de abrigo da Casa da Paz. “Muitas dessas mulheres iam embora e deixavam os filhos para nós tomarmos conta. O Conselho Tutelar soube que nós tínhamos um abrigo e começou a enviar as crianças para nós tomarmos conta. E, assim, estamos até hoje”, afirma Edvânia.

Atualmente, a casa está instalada em uma granja, no conjunto José Américo. A propriedade foi doada, mas precisa de reformas urgentes. Apesar de amplo, o imóvel só dispõe de dois quartos para acomodar as 29 crianças e adolescentes. “Pretendo construir duas casas. Uma para os meninos e outra para as meninas. Isso dará mais liberdade e privacidade para eles. Também quero fazer uma área de lazer coberta”, planeja a diretora.

Para sustentar a casa, as irmãs fazem e vendem artesanatos, produtos culinários e organizam eventos religiosos como retiro e acampamentos. “Vivemos do provimento divino. Deus nunca deixou nos faltar nada e nem deixará”, afirma a religiosa, convicta.

FAÇA UMA DOAÇÃO

Devido à seriedade dos trabalhos prestados há cerca de dez anos, a Casa da Paz Maria de Nazaré está entre as seis entidades beneficiadas pela campanha Guia Solidário. Realizada pela Unimed JP, através do Instituto UniGente, e pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), a campanha tem a finalidade de conseguir recursos financeiros para seis instituições filantrópicas de João Pessoa.

As arrecadações serão feitas junto aos clientes da Unimed JP. Ao receber o Guia Médico, livro de distribuição gratuita que reúne os endereços e telefones da rede de assistência médico-hospitalar da Cooperativa, eles estão sendo convidados a doar qualquer valor para uma das instituições beneficiadas.

Para ajudar a Casa da Paz Maria de Nazaré, basta depositar qualquer valor na conta aberta pela instituição no Unibanco especialmente para a campanha (Agência: 7609 / Conta corrente: 110.904-1). Os telefones da instituição são 3264-1251/ 8725-0851/ 8803-1297.

Apesar de ter como público-alvo os clientes da Unimed JP, qualquer pessoa pode contribuir com a campanha Guia Solidário. Todas as informações sobre a iniciativa estão disponíveis na internet. Clique aqui e confira.