Produtividade reduzida, cansaço e mau-humor estão, normalmente, entre as consequências de uma noite mal dormida. Afinal, o sono é um dos itens fundamentais para a manutenção da saúde e bem-estar. Dormir bem é sinal de que o organismo relaxou e cumpriu suas funções.
Porém, noites com sono intenso não é a realidade de muitas pessoas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 45% da população mundial têm alguma dificuldade para dormir.
Segundo especialistas, boa parte das queixas relacionadas ao sono podem estar associadas a hábitos inadequados. Algumas mudanças positivas podem auxiliá-lo a melhorar a qualidade do sono, como por exemplo a preparação para dormir. Isso porque os momentos que antecipam o sono devem ser vistos, praticamente, como um ritual: os horários, a alimentação, o ambiente tudo isso pode contribuir para uma boa noite de sono.
A Unimed do Brasil elaborou um cartilha que traz essas e outras dicas para uma boa noite de sono, que está disponível na seção Saúde e Bem-Estar aqui no Portal Unimed JP, clique aqui para acessar.