Após a alta hospitalar, é fundamental continuar o tratamento utilizando corretamente os medicamentos receitados pelo médico.
É importante que o paciente tome os medicamentos sempre na quantidade e horários informados pelo especialista. Isso porque o uso incorreto pode prejudicar o tratamento ou provocar o agravamento da doença.
O paciente não deve parar de tomar os medicamentos por achar que não estão funcionando. Alguns têm que ser usados por diversos dias, ou mesmo semanas, antes que seus efeitos sejam aparentes.
Em caso de dúvida, ou se sentir algum mal-estar ou efeito inesperado ao utilizar um medicamento, procure seu médico ou consulte o farmacêutico.
Essa informações estão contidas na Cartilha de Orientações Farmacêuticas para Alta Hospitalar, produzida para pacientes do Hospital Unimed JP. Ela está disponível no Canal do Hospital, aqui no Portal Unimed JP.
Nela, estão contidas informações como: onde e como deve ser armazenado o medicamento, quais cuidados deve-se ter com insulinas, como administrar medicamentos pela sonda entre outras informações.
Para acessar a cartilha, clique aqui.