As doenças sexualmente transmissíveis podem ser adquiridas em qualquer época do ano e não escolhe raça, sexo, cor e idade. Porém, muitas pessoas se envolvem com o clima carnavalesco e deixam de lado certas precauções. Um erro irreparável, segundo o Ministério da Saúde que, em 2011, contabilizou 281 casos de AIDS na Paraíba, sendo 199 em pessoas do sexo masculino e 82 do sexo feminino, com 110 óbitos.
De 1º de janeiro a 1º de fevereiro deste ano, já foram diagnosticados 14 casos de aids em homens e três em mulheres; sem contar outras doenças como sífilis, hepatite e várias outras DSTs.
Para evitar que esses números cresçam ainda mais e garantir que todos sejam conscientes e cuidem da saúde durante os dias de folia, a Unimed JP realizou, nesta quinta-feira (16), a ação "Carnaval com Segurança e Mais divertido", voltada para os clientes da Cooperativa.
A iniciativa, que foi realizada na recepção principal do Hospital Unimed JP, das 9h às 11h, teve como objetivo orientar a população local sobre cuidados com a saúde, através do sexo seguro e do consumo consciente do álcool.
No local, foram distribuídos folders de divulgação sobre as doenças sexualmente transmissíveis, e vírus HIV (DST/Aids), preservativos, e material explicativo sobre os riscos de acidentes ao se misturar álcool e direção.
Nesta sexta-feira, a mesma ação será realizada na Sede da Unimed JP. A distribuição de preservativos e de materiais educativos para os clientes será feita das 9h às 11h, da recepção da Cooperativa, na Torre. Neste dia, haverá ainda, ações voltadas para os funcionários.
SEXO SEGURO E RESPONSÁVEL
Glaubenir Viana não vai brincar o Carnaval, pois aproveitará o feriadão para se recuperar de uma cirurgia que realizará nesta quinta-feira (16) no Hospital. Mas, mesmo deixando a folia para o próximo ano, ela fez questão de receber os preservativos e o material educativo da campanha. Segundo ela, a prevenção deve ser prioridade de todos, independentemente da época do ano. "Sexo seguro, além de ser um ato responsável, mostra que nos preocupamos com a saúde do nosso parceiro", afirmou.
Para Aderbaldo Carvalho, mesmo com tanta informação, o assunto ainda é tabu e merece ser discutido sempre. "Acho muito bom que a Unimed JP aborde o sexo seguro e o excesso de álcool, porque, muitas vezes, os foliões se empolgam com a festa e esquecem as consequências de atitudes impensadas", enfatizou.
Com ações voltadas também para os colaboradores da Unimed JP, a campanha é uma iniciativa do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Unimed João Pessoa (Cipa) da Cooperativa.