• Início
  • Notícias
  • Cardiologistas mostram técnica utilizada no Hospital em congresso

Notícias

Cardiologistas mostram técnica utilizada no Hospital em congresso

Publicada em 11/09/2014 às 07h

Cardiologistas Maurílio Onofre e Norland de Souza Lopes em congresso mundial Cardiologistas Maurílio Onofre e Norland de Souza Lopes em congresso mundial

Os cardiologistas Maurílio Onofre e Norland de Souza Lopes, médicos cooperados da Unimed JP, apresentaram na última terça-feira (9), durante Congresso Mundial de Cirurgia Cardíaca, uma técnica utilizada com bons resultados em cirurgias de revascularização no Hospital Unimed Alberto Urquiza Wanderley. O evento, que reúne profissionais renomados em todo o mundo na área de cardiologia, está sendo realizado desde o último sábado (6) e será encerrado nesta quinta-feira (11), em Genebra, na Suíça.

A apresentação faz parte da conclusão de uma tese de doutorado do médico Maurílio Onofre, defendida o ano passado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Incor). A pesquisa mostra que a utilização de duas artérias mamárias, ao invés de uma só, na cirurgia de revascularização do miocárdio traz melhoria na sobrevida e na qualidade de vida do pacientes.

"Na cirurgia de revascularização nem sempre se usa de duas artérias mamárias, pela dificuldade técnica, porém o resultado a longo prazo é melhor. Poucos centros no mundo usam duas mamárias de rotina na revascularização do miocárdio. Só serviços com experiência nessa técnica e nós temos usado de rotina com excelentes resultados", afirmou.

De acordo com o Maurílio Onofre , o trabalho foi muito bem aceito e recebeu comentários elogiosos principalmente do médico Shahzad RAJA (Hospital Royal Brompton e Harefield - Londres), autoridade mundial na cirurgia de revascularização do miocárdio sem extracorpóre e na utilização de enxertos arteriais.