Dados sobre atendimentos e diagnósticos de câncer de pele serão armazenados em um banco de dados nacional - segmentado por regiões, sexo, idade e cor – e disponibilizadas para entidades médicas, autoridades e a sociedade em geral. As informações serão coletadas durante a 11ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, iniciada em dezembro e que será realizada até fevereiro em várias cidades do país.
João Pessoa também participará do estudo. Neste domingo, dermatologistas e enfermeiros realizarão exames gratuitos de prevenção da doença e orientarão moradores e turistas da Capital sobre os riscos da exposição solar excessiva e a necessidade de utilizar a devida proteção contra os raios UV (UVA e UVB). A iniciativa será realizada entre 9h e 13h, no Busto de Tamandaré.
A ação, coordenada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Paraíba, será realizada em um caminhão volante, equipado com dois consultórios e instrumentos específicos para o procedimento. Caso haja suspeita da doença, os pacientes serão encaminhados para tratamento gratuito nos serviços credenciados.
O material coletado irá compor os dados da pesquisa. O resultado armazenado possibilitará o conhecimento epidemiológico do câncer da pele no país, bem como instrumentação para novas ações preventivas da doença, que deverá atingir cerca de 3 mil pessoas, este ano, só na Paraíba.
ALERTA
Segundo projeção recente do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o país deverá somar este ano 113 mil ocorrências do câncer de pele não melanoma (versão menos letal desse tipo de câncer) para ambos os sexos.
Em novembro do ano passado, uma decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso de câmaras de bronzeamento artificial para fins estéticos no país, seguindo uma recomendação da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer, ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).