Publicada em 15/08/2005 às 09h07
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, este ano, devem surgir mais de 20 mil novos casos de câncer do colo uterino no Brasil. A doença é apontada como o terceiro tumor maligno mais comum entre as mulheres - sendo superado apenas pelo câncer de pele (não-melanoma) e pelo de mama - e quarta causa de morte por esta enfermidade.
A situação atual do câncer do colo uterino no País será o tema da primeira conferência da 24ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia e 6º Curso de Atualização em Patologia do Tratogenital Inferior e Colposcopia. Para abordá-lo, foi convidada a médica Isa Maria Melo, do Distrito Federal.
Os eventos serão realizados de 25 a 27 de agosto, no Hotel Tambaú, em João Pessoa. Promovidos pela Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia da Paraíba e pela Sociedade Brasileira de Patologia do Tratogenital Inferior e Colposcopia (SBPTGIC), eles contam com o apoio da Unimed JP.
A idéia é trazer para o Estado alguns dos maiores especialistas da área no Brasil para discutir temas atuais. Entre os convidados está o presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Edmund Chada Baracat.
Outras informações sobre a Jornada e o Curso podem ser obtidas pelo telefone 3244-5555.